A capital paulista abriu neste sábado (7) o maior Carnaval de rua do país com um megabloco no entorno do Parque do Ibirapuera. A estreia de Ivete Sangalo no pré-Carnaval da capital reuniu mais de um milhão de pessoas, segundo a Polícia Militar.
São Paulo deu início ao maior Carnaval de rua do Brasil na manhã de sábado (7) com a estreia de Ivete Sangalo no pré-Carnaval da capital. A cantora se apresentou em um trio elétrico no entorno do Parque do Ibirapuera e reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar.
De acordo com a PM, o cálculo do público foi feito com base em imagens aéreas captadas por helicópteros e drones, aliadas ao georreferenciamento da área e à análise da densidade de pessoas por metro quadrado. A corporação informou que o evento ocorreu de forma planejada, organizada e segura, sem registros de tumultos ou ocorrências relevantes, e dentro do horário estabelecido.
Pré-Carnaval paulistano
Ovacionada pelo público, Ivete destacou o fortalecimento do Carnaval de rua de São Paulo e o acolhimento da cidade. A apresentação marcou um novo capítulo da relação da artista com a capital e simbolizou o crescimento e o reconhecimento nacional do Carnaval paulistano.
A abertura do pré-Carnaval antecede uma edição histórica da festa. A Prefeitura de São Paulo prevê 16,5 milhões de foliões ao longo da programação, com 627 blocos desfilando por todas as regiões da cidade. Para garantir a realização do evento, foi montada uma operação integrada envolvendo segurança, saúde, mobilidade, limpeza urbana e monitoramento contínuo.
O prefeito Ricardo Nunes avaliou positivamente o primeiro dia oficial do Carnaval de rua, destacando o grande público no Ibirapuera e o baixo número de ocorrências, resultado de uma das maiores operações já realizadas para a festa na capital.
Smart Sampa
Em visita à central de monitoramento do Smart Sampa, de onde são coordenadas as ações de segurança, saúde, trânsito, defesa civil e direitos humanos durante o Carnaval, Nunes fez um balanço positivo do primeiro dia oficial da festa na cidade.
O prefeito lembrou que, apesar do grande público, foram registradas poucas ocorrências, com atendimentos pontuais na área da saúde e nenhum caso de racismo ou importunação, resultado de uma operação integrada considerada uma das maiores já realizadas para o Carnaval de Rua de São Paulo.
Destaque – Abertura do Carnaval no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Foto: Sergio Barzaghi / Secom






