Ao todo, 22 composições irão operar no novo ramal, conectando a zona norte ao centro, com capacidade para mais de 2 mil passageiros.
O primeiro trem da futura Linha 6-Laranja acaba de chegar ao pátio Pátio Morro Grande. A composição integra uma frota de 22 trens de seis carros cada, que vão operar no novo ramal, conectando o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro da capital. Os trens estão sendo produzidos pela Alstom, em Taubaté.
De acordo com o anúncio feito nesta quinta-feira (10), durante o evento de entrega, quando em funcionamento a nova linha poderá transportar até 2.044 passageiros ao longo do trajeto. A previsão é de que a linha atenda mais de 630 mil passageiros por dia. Fabricados em aço inoxidável, todas as composições contam com tecnologia que permitirá a operação sem a necessidade de condutor a bordo, com velocidade máxima de até 90 km/h.
“Viemos receber o primeiro trem da Linha 6-Laranja e acompanhar o andamento da obra: temos mais de 10 quilômetros de linha lançada e algumas estações já com 80% de execução. A ideia é que a gente comece os primeiros testes aqui no Pátio Morro Grande no segundo semestre deste ano. As obras estão andando bem e mantém excelente evolução”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Previsão de entrega
O primeiro trecho da linha, entre a Brasilândia e a Estação Perdizes, será entregue no segundo semestre de 2026. Já o segundo trecho, entre Perdizes e a Estação São Joaquim, tem entrega prevista para 2027. A Linha 6-Laranja terá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi do sistema metropolitano e contará com 15 estações.
Com 15,3 km de extensão, o trajeto, que atualmente leva cerca de uma hora e meia de ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos. Conhecida como “linha das universidades”, ela atenderá diretamente sete instituições de ensino superior e outras quatro de forma indireta.
A Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a concessionária Linha Uni, executada pela Acciona, com geração de mais de 10 mil empregos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), responsável por estruturar e acompanhar os projetos de concessão e PPPs no estado.
Destaque – No total, cada composição terá seis carros. Foto: Pablo Jacob / Governo de SP




