A agência espacial comunicou no dia 26 de janeiro, que os engenheiros do Centro Espacial Kennedy avançam nos preparativos do SLS e da Orion, simulando lançamento e verificando sistemas essenciais para a missão Artemis II.
As equipes do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, seguem avançando nos preparativos do foguete SLS (Space Launch System) e da espaçonave Orion para a missão Artemis II, que marcará o primeiro voo tripulado da campanha Artemis ao redor da Lua. Os engenheiros mantêm o cronograma e se preparam para o ensaio geral na água, previsto para o sábado, 31 de janeiro, que simulará todas as etapas do lançamento.
O próximo teste envolverá o abastecimento de combustível do foguete, com mais de 700.000 galões de propelentes criogênicos, a contagem regressiva e a prática de remoção segura do propelente sem astronautas a bordo. O ensaio incluirá manobras de contagem terminal, simulando o lançamento às 21h (horário do leste dos EUA), podendo se estender até cerca de 1h da manhã, se necessário.
Durante a preparação, a equipe testará a retomada da contagem regressiva em diferentes pontos críticos e realizará ajustes nos sistemas do SLS e da Orion. Caso surjam problemas, ambos poderão ser levados de volta ao Edifício de Montagem de Veículos para manutenção adicional. Recentemente, os técnicos concluíram a manutenção dos propulsores RS-25, o carregamento de hidrazina e verificações do sistema de aborto de lançamento da Orion, além de pressurização de tanques usados no abastecimento da espaçonave.
Com a previsão de temperaturas abaixo do normal na Flórida, medidas foram adotadas para proteger os sistemas da Orion e do SLS. Engenheiros também ajustaram o sistema de evacuação de emergência da plataforma e realizam coletas de amostras da água potável da espaçonave para garantir a segurança da tripulação. A tripulação permanece em quarentena em Houston desde 23 de janeiro.
A missão Artemis II terá duração aproximada de 10 dias e servirá para testar sistemas de voo e suporte à vida em espaço profundo, preparando o caminho para futuras missões humanas à Lua e a Marte.
Destaque – O foguete Artemis II SLS e a espaçonave Orion iluminados no Complexo de Lançamento 39B, no sábado, 17 de janeiro de 2026, no Centro Espacial Kennedy da NASA, Flórida. Crédito: NASA/Keegan Barber



