A NASA inicia simulação de lançamento do foguete SLS e da Orion, testando procedimentos de abastecimento, contagem regressiva e drenagem de propelente, antes da missão tripulada à Lua. O anúncio foi feito na noite de sábado (horário de Brasília), 31 de janeiro.
A contagem regressiva para o ensaio geral de voo da missão Artemis II começou no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 20h13 EST de segunda-feira, 2 de fevereiro, cerca de 48 horas antes do início da simulação de lançamento, prevista para as 21h. O teste deve se estender até aproximadamente 1h da manhã do dia 3 de fevereiro.
O ensaio colocará à prova a equipe de lançamento e os centros de apoio da NASA, incluindo o Centro de Controle de Missão no Centro Espacial Johnson, em Houston. As operações incluem o carregamento de propelente criogênico nos tanques do foguete SLS (Space Launch System), a contagem regressiva para o lançamento, a demonstração da capacidade de reiniciar o cronômetro e a drenagem dos tanques, simulando procedimentos de emergência. Essas etapas garantem que a equipe esteja totalmente preparada para o voo real.
O ensaio segue os marcos da contagem regressiva, com tempos “L menos” (distância até o lançamento em horas e minutos) e “T menos” (sequência detalhada de eventos). Pausas programadas permitem ajustar a janela de lançamento e simular situações de cancelamento por motivos técnicos ou climáticos. Durante o teste, o cronômetro será interrompido e reiniciado em diferentes etapas, incluindo pausas a T-1 minuto e 30 segundos e retomadas até T-33 segundos, antes da contagem final a T-10 minutos. Ao final, o propelente será drenado e os dados revisados antes de definir uma data oficial de lançamento.
Embora a tripulação da Artemis II não participe do ensaio, os procedimentos da equipe de encerramento, como o fechamento do módulo Orion e das escotilhas do sistema de aborto de lançamento, também são testados. O exercício simula a flexibilidade necessária para situações reais de lançamento, garantindo que a missão possa ser conduzida de forma segura e eficiente.
Destaque – O foguete Space Launch System (SLS) da NASA e a espaçonave Orion, presos à plataforma de lançamento móvel, são vistos na Plataforma de Lançamento 39B, no sábado, 17 de janeiro de 2026, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. O voo de teste Artemis II da NASA levará o Comandante Reid Wiseman, o Piloto Victor Glover e a Especialista de Missão Christina Koch, da NASA, e o Especialista de Missão Jeremy Hansen, da CSA (Agência Espacial Canadense), ao redor da Lua e de volta à Terra até abril de 2026. Crédito: NASA/Joel Kowsky



