Domingo | 25 de dezembro, 2022

Pela sua deslumbrante beleza, a composição feita pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA ganhou o status de imagem do dia em 16 de dezembro na seleção feita pela NASA, agência espacial norte-americana.


Os aglomerados galácticos também são conhecidos como aglomerados abertos. O NGC 6530 é um deles, formada por uma coleção de vários milhares de estrelas situadas a cerca de 4.350 anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário, e nesta impressionante imagem aparece como uma parede turva de fumaça cravejada de estrelas. Num contexto mais ampliado, esse aglomerado está situado no interior da Nebulosa da Lagoa, uma gigantesca nuvem interestelar de gás e poeira.

Investigando

Os astrônomos investigaram NGC 6530 usando a Câmera Avançada para Pesquisas do Hubble e a Câmera Planetária de Campo Amplo 2 . Eles vasculharam a região na esperança de encontrar novos exemplos de proplyds, uma classe particular de discos protoplanetários iluminados em torno de estrelas recém-nascidas. A grande maioria dos proplyds conhecidos é encontrada em apenas uma região, a vizinha Nebulosa de Orion. Isso torna desafiador o entendimento de sua origem e tempo de vida em outros ambientes astronômicos.

Telescópios Hubble e James Webb

A capacidade do Hubble de observar em comprimentos de onda do infravermelho próximo – particularmente com a Wide Field Camera 3 – o tornou uma ferramenta indispensável para entender o nascimento de estrelas e a origem de sistemas exoplanetários. As capacidades observacionais sem precedentes do novo Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA em comprimentos de onda infravermelhos complementarão as observações do Hubble, permitindo que os astrônomos perscrutem os envelopes empoeirados em torno de estrelas recém-nascidas e investiguem os estágios mais fracos e iniciais do nascimento de estrelas.


Fontes: NASA / Agência Espacial Europeia (ESA)


Crédito da imagem: ESA/Hubble & NASA, O. De Marco; Reconhecimento: MH Özsaraç