Sábado | 24 de dezembro, 2022

Mais do que desejar um Feliz Natal a todos os nossos, neste final de ano trazemos um texto com link para leitura completa e possíveis reflexões sobre esta data. Há muitos estudos e tentativas humanas de explicar Jesus, seu nascimento e as fases da sua vida. Selecionamos este texto por conter uma reflexão abstrata sobre a mensagem que Ele nos deixou.

 

Imagem: VindeACristo / Seja a Luz do Mundo.org / Reprodução

O que é o Natal?

Por Pablo Massolar
Gospel+ | escrito em 12 dezembro 2013


{…} Os escritores dos Evangelhos e dos demais textos do Novo Testamento são unânimes em afirmar não só a humanidade e historicidade de Jesus, mas que nele foi manifestada corporalmente a Graça e a Glória de Deus. E ainda mais: foram capazes de afirmar, correndo risco de vida, que Jesus havia ressuscitado dentre os mortos, o que as autoridades da época proibiram severamente de se falar. Por que alguém seria capaz de enfrentar torturas, perseguição, prisão e o perigo de perder a própria vida por uma história que se soubesse que era mentirosa? Seria muito mais simples negar tudo, mas eles preferiram pagar com a própria vida do que mudar a versão dos fatos. Deus se fez carne, assumiu a forma de homem por amor à humanidade, isso é o centro da mensagem e celebração do Natal.

Falando a respeito de Jesus, o Evangelho de João afirma categoricamente: “O Verbo (Palavra) se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do Filho único de Deus” (João 1.14) e ainda “porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu único Filho para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (João 3.16). O apóstolo Paulo diz também: “Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2.6-7).

E Jesus? O que Ele diz a respeito de si mesmo? “Eu e o Pai somos um.” (João 10.30), “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11.25), “Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1.8). Por que dar crédito a textos tão antigos? Novamente afirmo que mais importante do que os textos em si, além da informação histórica, é o testemunho daqueles que os escreveram. De alguma forma, Deus se manifestou e se deixou testemunhar entre todos os povos da terra desde o início da criação. {…}

{…} Apesar de a data ter vindo de fora do cristianismo e ter ganho um sentido extremamente comercial, o Natal é uma das maiores oportunidades que os cristãos de hoje têm para testemunhar que Deus se deu como presente para toda a humanidade, a fim de que todo aquele que Nele crer encontre a Vida Eterna. Em verdade, o Natal é para ser celebrado, relembrado e testemunhado todos os dias. Mas ganha ênfase na mídia e no inconsciente coletivo do mundo todo no dia 25 de dezembro. Por que não utilizar esta data para explicar ao mundo o verdadeiro sentido do Natal? O Deus que se deu e se fez presente na história do Natal te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

LEIA O ARTIGO COMPLETO


Fonte: Gospel+ | Portal cristão de notícias gospel, música, estudos, vídeos e livros


Destaque – Imagem: aloart

Leia mais sobre o Natal e o nascimento de JESUS