Quarta-feira | 18 de março, 2020 | 13h27
SP NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
Academias de ginástica e shoppings centers devem fechar gradualmente até o próximo domingo.
Antes de terminar sua explanação sobre as novas medidas que serão adotadas a partir desta quinta-feira (19), o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, enfatizou: “Pessoas com mais de 60 anos devem ficar em casa.” Estavam presentes o Secretário de Saúde, doutor José Henrique Germann; o Coordenador do Centro de Contingência do COVID-19, David UIP e a Secretário de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
O Governador elencou sete tópicos para intensificar o combate ao coronavírus.
Fechamento dos shoppings centers de pequeno, médio e grande porte, a partir do dia 23 de março, na região metropolitana de São Paulo. O processo pode ser feito gradualmente e deverão permanecer fechados até o dia 30 de abril.
Da mesma forma, as academias de ginástica deverão encerrar suas atividades até o próximo domingo e devem permanecer fechadas, no mesmo prazo dos shoppings centers.
A novidade é a inclusão das farmácias na campanha de vacinação contra a gripe a partir do dia 13 de abril. Portanto, antes mesmo dos postos de saúde, que começarão no dia 23. A vacinação nas farmácias, de acordo com o Governador João Dória, será gratuita.
Haverá limitação da presença de pessoas nos postos do Detran e Poupatempo.
“Fizemos uma parceria com as operadoras de celulares Vivo, Tim e Claro que enviaram SMS aos seus 15 milhões de assinantes com informações sobre saúde pública, coordenadas pela Secretaria de Saúde e Centro de Contingência do COVID-19.”
A partir das 18h de hoje os prefeitos do Estado de São Paulo receberão boletins para ações de contenção do COVID-19.
O Governo vai destinar mais 225 milhões, que somados aos 275 milhões liberados anteriormente, totalizam 500 milhões de reais para conter os efeitos nocivos na economia de São Paulo, através do Banco do Povo e do Banco Desenvolve São Paulo.
Recomendações mais importantes: idosos não saiam de casa e todos lavem as mãos
O Secretário de Saúde, Germann, disse novamente para que as pessoas com mais de 60 anos não utilizem o Metrô. “Deixem para usar daqui alguns meses”. O governador complementou e falou sobre a importância de lavar as mãos.
Bares, restaurantes e cafés ativaram seus sistemas de entregas delivery, mas o governador deixou claro que esses estabelecimentos não serão fechados “neste momento”.
“O fechamento dos shoppings centers foi planejado com os gestores desses estabelecimentos”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen. Doria complementou dizendo que a maioria das lojas de shoppings possuem serviço delivery que pode ser utilizado. "Sigam rigorosamente as orientações. São Paulo está pronta para fazer tudo o que for necessário".
Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO
Leia as últimas publicações