Abastecimento do foguete SLS e simulação do lançamento da Orion foram remarcados para 2 de fevereiro devido às condições climáticas; primeira oportunidade de lançamento não será antes de 8 de fevereiro.
A NASA anunciou na sexta-feira (30/1), alterações no cronograma do ensaio geral da missão Artemis II, que envolve o abastecimento do foguete SLS e simulação do lançamento da espaçonave Orion. O novo dia de abastecimento de combustível está marcado para segunda-feira, 2 de fevereiro, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e a primeira oportunidade potencial de lançamento não ocorrerá antes de domingo, 8 de fevereiro, devido às condições climáticas adversas.
Engenheiros têm monitorado a previsão de frio intenso e ventos fortes na região, resultado de uma rara onda de frio ártico. O cronograma foi ajustado para garantir que o ensaio seja realizado em condições seguras, permitindo a execução do teste completo sem riscos para a missão. Apesar disso, as equipes e os preparativos na plataforma de lançamento permanecem prontos para operações em condições de chuva.
Durante o ensaio, que simula uma janela de lançamento às 21h (horário do leste dos EUA), a contagem regressiva começará cerca de 49 horas antes, com procedimentos de abastecimento e checagem de sistemas. A tripulação da Artemis II permanece em quarentena em Houston, e os gerentes avaliam o cronograma para a chegada dos astronautas à Flórida.
Para enfrentar o frio extremo, os engenheiros mantêm a Orion aquecida e configuraram sistemas de purga para garantir condições adequadas para os componentes da espaçonave e do foguete, incluindo as saias traseiras dos propulsores. A NASA mantém uma transmissão ao vivo 24 horas por dia do foguete na plataforma e planeja uma transmissão especial para acompanhar o abastecimento. Estamos acompanhando as informações da agência.
Destaque – O foguete Artemis II SLS (Space Launch System) da NASA, com a espaçonave Orion acoplada a uma plataforma de lançamento móvel, é visto no Complexo de Lançamento 39B, na quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. O voo de teste do Artemis II levará o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e a especialista de missão Christina Koch, da NASA, e o especialista de missão Jeremy Hansen, da CSA (Agência Espacial Canadense), ao redor da Lua e de volta à Terra. Crédito: NASA/Jim Ross



