Pesquisas de deslocamento e investimentos em tecnologia impulsionam o transporte de passageiros e a integração entre os municípios paulistas.


A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informa que termina o ano de 2025 com avanços na mobilidade urbana. A Pasta desempenhou papel estratégico, regulatório e de planejamento ao longo dos meses, além de ter realizado entregas e progredido no andamento das obras realizadas pelas empresas vinculadas, CPTM e Metrô.

GEOPORTAL

Um dos principais lançamentos do ano foi o Geoportal STM, uma plataforma de georreferenciamento moderna e acessível que organiza e disponibiliza dados sobre transporte público nas nove Regiões Metropolitanas paulistas, abrangendo 255 municípios.

Outro destaque foi o início das pesquisas de deslocamento, que servem para organizar dados e compreender padrões de viagens da população, além de subsidiar políticas públicas mais eficientes e sustentáveis. A primeira será realizada em Jundiaí, no 1º semestre de 2026, e impactará diretamente cerca de 843,5 mil habitantes. As próximas regiões a serem contempladas serão Sorocaba (a partir do 2º semestre) e, na sequência, todas as demais Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. A previsão é concluir todas as pesquisas de deslocamento até o fim de 2028.

A Pasta também lançou materiais de apoio para fortalecer o planejamento da mobilidade urbana nos municípios paulistas. As cartilhas orientativas e os infográficos capacitam gestores locais na elaboração de Planos de Mobilidade Urbana e pesquisas de deslocamento, promovendo cidades mais acessíveis, integradas e sustentáveis.

PESQUISA OD

O ano de 2025 também foi marcado por importantes entregas, como a chegada de 21 trens, sendo 14 para a Linha 15-Prata e 7 para a Linha 17-Ouro. As obras da Linha 17-Ouro chegaram a 93% de conclusão e tem previsão de operação assistida a partir de março de 2026, ligando o aeroporto de Congonhas à malha metroviária da capital. Com o funcionamento da linha, haverá integração e redução no tempo de deslocamento para milhares de usuários.

O Governo de São Paulo também assinou contrato para aquisição de 44 novos trens para as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A fabricante vencedora da licitação é a CRRC Sifang Brasil, consórcio da empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang Co. Cada trem terá seis vagões, capacidade para até 1.800 passageiros por composição e velocidade máxima de 100 km/h.

EXPANSÃO DA LINHA 2-VERDE

A execução do Projeto Básico da Linha 20-Rosa, que ligará a capital ao município de Santo André foi outra grande conquista do ano. Serão 33 km de extensão, 24 estações, dois pátios e 50 trens.

A inauguração da Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, com capacidade para atender até 50 mil passageiros por dia útil, também marcou 2025. A estação conta com acessibilidade completa e beneficia moradores da zona sul da capital, integrando bairros como Varginha, Vila Natal, entre outros.

Ao longo dos meses, o ritmo das obras aumentou. Houve conclusão de obras civis, de acessibilidade, sistemas, túneis e obras de via elevada. Na Estação Luz, teve início a implantação de escadas rolantes na plataforma central. Na Estação Utinga, a construção de um novo acesso com adequações (guardacorpos, corrimãos, piso tátil, rampas, iluminação) melhorou a acessibilidade do local. No Metrô, as portas de plataforma continuam sendo instaladas em várias estações das linhas da Companhia. Neste ano, houve a instalação das portas nas estações Corinthians-Itaquera, Santa Cecília e Marechal Deodoro. Na Estação Tatuapé, a instalação foi iniciada.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Segundo estimativas do Metrô, com a conclusão das expansões e novas linhas previstas até 2040, o sistema pode reduzir cerca de 2,5 milhões de toneladas de CO₂ por ano, além de economizar 1,9 bilhão de horas de deslocamento anual e prevenir cerca de 17,5 mil acidentes de trânsito. Já a CPTM vem aprimorando a sua eficiência energética, com uma frota de trens capaz de regenerar até 32% da energia consumida durante as viagens, além de adotar soluções de engenharia voltadas à preservação ambiental na construção e modernização de estações.


Destaque – Imagem: aloart / G. I.


Leia outras matérias desta editoria

Trem chega à estação Morumbi pela primeira vez rumo à abertura da Linha 17-Ouro

Teste da composição percorreu cerca de 7 km do pátio até a Morumbi, passando pela Marginal Pinheiros. Pela primeira vez, um trem do monotrilho da Linha 17-Ouro chegou na estação Morumbi neste domingo (15), em um teste que marca um avanço para a entrada em...

Mercado de veículos eletrificados cresce 38% em buscas em 2025, aponta Webmotors

Levantamento da Webmotors mostra avanço expressivo nas pesquisas por carros híbridos e elétricos; híbridos lideram em volume, enquanto elétricos têm maior alta proporcional. O interesse dos brasileiros por veículos eletrificados avançou de forma...

Ricardo Nunes debate eletromobilidade em seminário do LIDE em São Paulo

Evento na Casa LIDE reúne autoridades, executivos e especialistas para discutir infraestrutura, tecnologia e competitividade na transição para a mobilidade elétrica no Brasil. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participa na terça-feira (24) do...

Transportes Metropolitanos terão operação 24 horas para o Carnaval 2026

Esquema contempla operação especial nas linhas da CPTM e do Metrô. Veja as datas e horários. Para atender os foliões que pretendem curtir o Carnaval, as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) - CPTM e Metrô - terão operação...

Aquático-SP ultrapassa 1 milhão de passageiros e se consolida como alternativa eficiente na Zona Sul

Primeiro sistema público hidroviário da capital atinge marca histórica e registra mais de 90% de aprovação entre usuários. O Aquático-SP, primeiro sistema de transporte público hidroviário da cidade de São Paulo, alcançou a marca de 1 milhão de passageiros...

Estudo aponta riscos da Faixa Azul e recomenda cautela em expansão nacional

Pesquisa mostra que corredores preferenciais para motos aumentaram acidentes fatais e velocidade média, exigindo ajustes na política viária. Um novo estudo independente revela que a Faixa Azul em São Paulo — sinalização que delimita corredores...

STJ decide que atraso de voo não gera dano moral presumido e altera cenário de indenizações no transporte aéreo

Superior Tribunal de Justiça reforça que passageiros devem comprovar dano efetivo, intensificando debate sobre direitos e provas em ações contra companhias aéreas. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou entendimento na semana passada de que o simples...