Sábado | 24 de setembro, 2022
O Brasil é a bola da vez para a expansão de marcas internacionais. Tommy Hilfiger, Adidas, Nike, Daiso, Outback, Zeiss Vision Center estão abrindo mais lojas por aqui. A Panerai, marca suíça de relógios, se prepara para voltar com ponto no shopping Iguatemi. É o que diz a reportagem do Diário do Comércio (DC) da Associação Comercial de São Paulo.
Grupos internacionais do varejo parecem não se importar com quem vai vencer as eleições de outubro – a mais polêmica, judicializada e tendenciosa da história brasileira. Para marcas como Adidas, Tommy Hilfiger, Zeiss Vision Center, Nike, Daiso e Outback, o Brasil sinaliza com uma agenda positiva e por isso pretendem se expandir por aqui.
Aposta no crescimento
“Grifes que já estiveram por aqui se prepararam para retornar, como a Panerai, marca suíça de relógios, que deve abrir uma loja em breve no shopping Iguatemi.” Noticiou o DC, que aponta ainda a japonesa Daiso – abrindo a 50ª unidade no Shopping Light, SP e planos para mais 15 a 20 lojas – e a Soneda. O conjunto de medidas adotadas a partir de 2019, sob a batuta do ministro Paulo Guedes, vai mostrando que quem apostou no crescimento da economia brasileira acertou.
De olho no Brasil
Assim como essas, dezenas de marcas estão de olho no Brasil. A H&M (Hennes & Mauritz), empresa sueca de moda, com mais de 5 mil lojas em 74 países, é uma delas. “As marcas com viés internacional e bem operadas no país estão aproveitando este momento em que o brasileiro está viajando menos”, disse Paulo Matos, diretor-geral da Tommy Hilfiger à reportagem do DC.
Moda esportiva
De acordo com o diário, Mauro Nomura, um dos maiores franqueados da Adidas, informa que a marca deve abrir de 15 a 18 novas lojas no país em 2023. O grupo SBF, que reúne as marcas Centauro e Nike fechou o ano passado com 22 deve terminar este ano com 35 unidades em várias regiões do país.
Restaurantes
O paladar dos brasileiros também se encontra na mira das marcas estrangeiras. A Bloomin Brands – holding de restaurantes casuais americanos e dona do Outback –, anunciou que deve abrir até novembro dois restaurantes Aussie Grill, em São Paulo e Rio de Janeiro. Recentemente, a companhia informou que está investindo R$ 75 milhões em 17 unidades no Brasil neste ano, das quais 16 da marca Outback e uma da Abbraccio (comida italiana),
Análise
O DC destaca a análise de Marcos Hirai, fundador do Núcleo de Desenvolvimento de Expansões Varejistas (NDEV). Para ele marcas estrangeiras mais estruturadas têm percepção despregada da política. “O Brasil acabou ganhando importância neste contexto de potencial de consumo. Marcas que estão por aqui têm planos de expansão e as que não estão se preparam para entrar”, conclui.
Os bons indicadores econômicos estimulam os investimentos externos. “O Brasil que, em determinado momento, era visto como um pária passou a ser interessante para as marcas internacionais. Expansão em 2023 está no planejamento de muitas delas,” encerra.
Mercado de luxo
Marcas internacionais do mercado de luxo estão entusiasmadas com o agronegócio brasileiro, de acordo com representantes do setor ouvidos pelo Diário do Comércio. “Com este setor fortalecido, regiões do interior de São Paulo, além de capitais como Cuiabá (MT) e Goiânia (GO), surgem como boas praças para a entrada de marcas de luxo,” informou. De acordo com a reportagem “empresários também temem que um governo de esquerda, no caso de o ex-presidente Lula vencer a eleição, torne mais difícil a entrada de produtos de luxo no país”.
Com informações do Diário do Comércio – ACSP / Reportagem de Fátima Fernandes
Destaque – Foto: Tommy Hilfiger/divulgação