Como ter uma gravidez tranquila


Segunda-feira, 13 de agosto de 2018, às 20h09


Como qualquer longo e importante processo, a gravidez é um período marcado por expectativas que se mesclam com receios e dúvidas por parte daqueles que esperam e contam cada segundo para a chegada do bebê. Para que os famosos nove meses passem de forma tranquila tanto para a gestante quanto para o feto é importante que a futura mamãe tenha alguns cuidados durante a gestação e fique sempre atenta às orientações dos especialistas.

De acordo com a obstetra Maria Rita de Souza Mesquita, segunda vice-presidente da SOGESP, as precauções devem começar antes mesmo do período de gravidez. “Para que tudo corra bem, inicialmente, a mulher deve procurar um ginecologista obstetra para fazer exames. São cuidados importantes”. Maria Rita ainda recomenda o uso de ácido fólico três meses antes do início da gestação para evitar a má formação do tubo neural, o responsável por todo o sistema nervoso central, cérebro e coração.

 

Após o início do período gestacional, a atenção à alimentação torna-se mais do que essencial. Foto: divulgação / SOGESP

 

Após o início do período gestacional, a atenção à alimentação torna-se mais do que essencial. É indicado que a futura mamãe não fique longos períodos em jejum, que evite o excesso de sal e açúcar, que siga uma dieta equilibrada e nutritiva, incluindo proteínas, carboidratos integrais, frutas, legumes e verduras. Uma dica dada pela obstetra é a ingestão da gordura natural do peixe, o ômega 3. “Ele tem um efeito muito benéfico no peso do bebê e no desenvolvimento do cérebro e dos nervos no final da gravidez”, comenta.

As atividades físicas também são recomendadas. No entanto, é importante que a gestante fique limitada a exercícios mais leves, de baixo impacto, como caminhada, hidroginástica e ioga. Os benefícios que essas práticas podem trazer são muitos, tanto físicos como psicológicos. Dentre eles, Maria Rita aponta a liberação de hormônios neurotransmissores que ajudam a estabilizar emocionalmente a mulher.

Além disso, os exercícios propiciam o fortalecimento da região pélvica e vaginal, o que é um fator importante para a estimulação do parto normal e prevenir a incontinência urinária após a concepção. Outra atividade liberada é a sexual. De acordo com a obstetra, não há contraindicação referente à prática, mas é crucial que a gestante sinta-se confortável durante o ato.

Entretanto, o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e drogas está proibido. Para as gestantes os riscos são maiores, pois a ingestão dessas substâncias aumenta a chance de aborto espontâneo, parto prematuro, problemas na formação da placenta, entre outros. O consumo de cafeína e bebidas a base de cola também pode afetar o feto e, por isso, deve ser controlado. “Quanto menos utilizar cafeína, melhor para o bebê. Não precisa suspender, mas diminuir o consumo”, ressalta Maria Rita.

Por fim, é essencial que a futura mamãe esteja em dia com a carteira de vacinação. Para o bem do bebê, é obrigatório que a gestante tome a vacina dTpa (contra difteria, tétano e coqueluche) a partir de 20 semanas de gestação. A obstetra ainda indica que ela tome as vacinas da gripe e da hepatite B e alerta: “todas aquelas que são manipuladas com vírus vivo atenuado não podem ser usadas na gravidez, um exemplo mais comum é a da rubéola”.

medicinasaude

Acesse a nova página especial sobre Medicina&Saúde, onde encontra todos os os posts do site sobre o assunto com um só clique. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
MEDICINA&SAÚDE

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This