Sábado | 16 de abril, 2022

O Google ocupa a primeira posição entre as dez marcas de tecnologia mais influentes no país. Seis dimensões foram utilizadas para analisar a influência das marcas.


A pesquisa divulgada no dia 12 de abril pela Ipsos – empresa de pesquisa e inteligência de mercado –, integra a 9ª edição do The Most Influential Brands no Brasil; o estudo comprovou a força que as empresas de tecnologia exercem na vida das pessoas e o Google levou o título de marca mais influente entre os brasileiros.

A autoria do artigo divulgado pela Ipsus é de Ana Hashizume (Head de Brand Health Tracking) que também ficou encarregada da apresentação da pesquisa durante o evento on-line.

Além do Google em 1º lugar, as demais integrantes da lista das top 10, são as seguintes: Samsung (2º), YouTube (3º), Netflix (4º), Lojas Americanas (5º), Amazon (6º), Facebook e Mastercard (7º), Natura e Nestlé (8º), Mercado Livre (9º) e Microsoft (10º). Destas marcas, quatro não apareceram entre as 10 no ano passado: Netflix, Lojas Americanas, Amazon e Natura.

Ao todo, seis dimensões foram utilizadas para avaliar a influência das marcas: Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento On-line e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão Covid.

Para Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, a influência vai muito além da posição das marcas no mercado. “Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”.

Marcas nacionais também se destacam

Neste ano, o ranking do estudo traz não apenas um, mas dois nomes nacionais de peso entre as marcas mais influentes: Lojas Americanas, que foi um dos maiores destaques na dimensão de Engajamento On-line, e Natura, marca mais associada à Responsabilidade Social, entre todas as analisadas na pesquisa.

E, apesar de toda a força demonstrada pelo setor de tecnologia, os bens de consumo, que desempenharam um papel essencial na vida dos consumidores durante a crise de Covid-19, marcam presença com a própria Natura, ao lado da Nestlé, empatadas na oitava posição.