Sábado | 16 de abril, 2022

Porque sentimos mais frio ou calor do que indica a temperatura? A diferença está entre a sensação térmica e a quantidade dos graus Celsius indicada pelo termômetro. Mas como se explica isso?


A temperatura é uma grandeza física e mede o grau de agitação térmica, a energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos das moléculas. O termômetro pode ser usado para determinar os valores de temperatura do ar, por exemplo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a temperatura indicada por ele.

No entanto, o instrumento pode marcar determinada temperatura e a sensação térmica do corpo humano ser diferente. Essa condição está ligada ao vento, umidade e energia solar e podem gerar várias diferenças entre aquilo que uma ou outra pessoa sente.

A velocidade do vento pode aumentar a sensação de frio no inverno. A umidade excessiva do ar pode gerar mais calor no verão. Essa percepção é informada ao cérebro através da pele, o maior órgão do corpo humano.

Portanto, a temperatura é uma grandeza física, objetiva que pode ser mensurada. Por definição, consiste na energia cinética associada ao movimento aleatório de partículas que compõem um determinado sistema físico. A sensação térmica é a temperatura que nós sentimos.


Com informações do InfoEscola e 10 Tampa Bay, Flórida