A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abriu inscrições para 13 mil vagas do programa Aluno Monitor do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio). O programa oferece bolsas para estudantes do Ensino Médio que atuam como monitores em língua portuguesa e matemática, auxiliando colegas em atividades de orientação de estudos.
As inscrições começaram nesta segunda-feira (9) e vão até 6 de março. Podem participar alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, com idade mínima de 14 anos, frequência igual ou superior a 85% no último ano letivo e desempenho satisfatório nas avaliações da rede. Para os alunos da 1ª série, a referência é o Saresp 2025; para 2ª e 3ª séries, os resultados do Provão Paulista Seriado 2025.
Bolsas e carga horária
Os aprovados receberão bolsas de R$ 307,36 para oito horas semanais e R$ 576,30 para 16 horas semanais, com duração máxima de 10 meses. A carga horária inclui monitoria, planejamento, estudos e participação na trilha de formação Multiplica Aluno Monitor. O início das atividades está previsto para 9 de março.
Atuação dos monitores
Os alunos monitores apoiam professores no componente de orientação de estudos, acompanhando grupos de 10 a 20 colegas, tanto em escolas regulares quanto em integrais. O foco é reforçar conteúdos da grade curricular de Língua Portuguesa e Matemática, com possibilidade de plantões de dúvidas e grupos de estudos.
A atuação dos monitores é organizada de acordo com a série em que estão matriculados:
• 1ª série: atende 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Médio;
• 2ª série: atende 6º e 9º anos do Fundamental e 1ª e 2ª séries do Médio;
• 3ª série: atende 6º e 9º anos do Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Médio.
Processo de inscrição
O cadastro deve ser feito na Secretaria Escolar Digital (SED), seguindo os passos:
1. Acessar o site da SED;
2. Selecionar “Aluno” no menu lateral;
3. Clicar em “Aluno Monitor” > “Inscrição”;
4. Escolher “Edital – Aluno Monitor do BEEM 2026” e confirmar a inscrição.
Os candidatos aprovados passam por entrevistas eliminatórias conduzidas pelas escolas. O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Estado em 5 de fevereiro.
Acompanhamento e avaliação
O desempenho dos monitores será acompanhado por coordenadores e professores, com indicadores de evolução disponíveis nas plataformas Tarefa SP, Prova Paulista e simulado Saeb. Além disso, os monitores devem enviar relatórios mensais detalhando suas atividades, que serão avaliados pela unidade escolar.
O programa busca fortalecer a aprendizagem dos estudantes, oferecer experiência prática e estimular a participação ativa dos jovens na educação de seus colegas.
Veja o calendário
Destaque – Os alunos monitores do BEEM atuam em apoio aos professores no componente de orientação de estudos de língua portuguesa e matemática. Foto: Governo de SP




