Estamos mostrando algumas receitas com sugestões de vinhos que podem ser preparadas com certo grau de rapidez – para quem tem prática – ou se tornarem o ponto de partida para amantes da cozinha que ainda estão iniciando.


Se esta receita, indicada pelo mestre te encantar, será possível conhecer outras tantas. Para obter um conhecimento completo é possível adquirir o livro “A cozinha e seus vinhos – Receitas rápidas com muita classe”, escrito por Saul Galvão e lançado pela Editora Senac em 1999 (415 páginas). Saiba mais sobre o livro e seu autor, clicando aqui e aproveite.
.

Uma receita relativamente fácil de fazer!


Enroladinhos com alho-poró

Reprodução: Facebook / @saulgalvaooficial

Por Saul Galvão (1999)


Prato que exige um pouco de habilidade manual, mas que é bastante gostoso. A combinação da delicadeza do frango com o alho-poró e o molho de tomate é muito boa mesmo.


Ingredientes

8 filés de frango bem fininhos
6 tomates
1 cebola grande
2 pés de alhos-porós grandes
8 ramos de salsinha
5 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 xícara de chá de vinho branco-seco
1 folha de louro
1 colher de sopa de óleo de milho
Sal
Pimenta-do-reino

Utensílios

Uma faca, uma tábua de cozinha, um martelo de carne, duas frigideiras, um refratário, barbante de cozinha (ou palitos para fixar os “enroladinhos”), uma escumadeira, uma colher de pau, pratos e recipientes para dispor os ingredientes.

Modo de fazer

Coloque os peitos de frango numa superfície lisa e bata delicadamente com a parte lisa do martelo de carne. A intenção é conseguir bifes mais finos e maiores e não quebrar as fibras. Salgue e apimente os peitos de frango.

Pique bem a cebola. Separe as partes brancas e as verdes mais tenras do alho-poró. Corte e descarte as bases, lave bem e corte a parte nobre em rodelas finas.

Pique seis dos ramos de salsinha.

Pique os tomates e descarte as sementes.

Esquente duas colheres de sopa de azeite de oliva numa frigideira. Refogue rapidamente a metade da cebola picada e o alho-poró. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Salgue e apimente com cuidado, junte a salsinha picada, misture bem, retire e reserve.

Prepare um molho de tomate. Esquente mais duas colheres de azeite de oliva numa outra frigideira e refogue o que sobrou da cebola, que deve apenas murchar, sem mudar de cor. Coloque os tomates, o vinho branco, os dois ramos de salsinha que sobraram e a folha de louro, e deixe cozinhar no fogo baixo durante uns 15 minutos.

Enquanto isso, prepare os enroladinhos de peito de frango. Primeiro, disponha as peças de peito de frango numa superfície lisa. Depois, disponha sobre o peito de frango uma porção do refogado de alho-poró. Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de recheio. Coloque o recheio no centro dos filés, deixando livres as laterais.

Finalmente, enrole com cuidado e fixe muito bem com barbante de cozinha ou com palitos. É preferível amarrar nas duas pontas com barbante de cozinha.

Esquente mais uma colher de sopa de óleo de milho numa frigideira e doure os enroladinhos de todos os lados.

Esquente o forno. Fogo forte.

Unte um refratário com a colher de sopa de azeite de oliva que sobrou. Deposite os enroladinhos de peito de frango no refratário. Junte o molho de tomate e espalhe por cima o parmesão ralado.

Leve ao forno e asse durante uns 5 minutos. Estará pronto quando o parmesão dourar e o molho ferver.


Sugestões de vinhos

Mais uma vez, tintos ligeiros como um Valpolicella, Dolcetto, Chinon e outros feitos com a Cabernet Franc no Vale do Loire e também no Brasil. Um bom cru do Beaujoulais pode ser uma solução.


Fonte: “A cozinha e seus vinhos – Receitas rápidas com muita classe”, Saul Galvão, Editora Senac – SP, 1999 (415 páginas).


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Domingo | 19 de fevereiro, 2023