Estamos mostrando algumas receitas com sugestões de vinhos que podem ser preparadas com certo grau de rapidez – para quem tem prática – ou se tornarem o ponto de partida para amantes da cozinha que ainda estão iniciando. Porém, com muita classe!

Uma massa bem simples e que pode ser feita rapidamente, como acontece com muitas receitas romanas.

 

Spaghetti all’amatriciana

Reprodução: Facebook / @saulgalvaooficial

Por Saul Galvão (1999)

 


Um prato que pode ter nascido em Amatrice, na província de Rieti, no Abruzzo, mas que acabou sendo incorporado pela cozinha romana e difundido em todo o mundo. Aliás, o nome do prato é amatriciana e não matriciana, como costuma ser chamado em muitos lugares, inclusive em Roma.

O ideal é usar a pancetta defumada, mas o prato pode ser executado também com o bacon. Quem gostar de um paladar mais forte e picante pode misturar uma colher de sopa de queijo pecorino com três colheres de sopa de parmesão.


Ingredientes

1 cebola média
150 gramas de pancetta
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo de milho
300 gramas de tomate pelado italiano em lata (ou 500 gramas de tomate fresco sem peles e sementes, picado)
1/2 colher de café de pimenta vermelha seca (pimenta calabresa)
400 gramas de espaguete
4 colheres de sopa rasas de parmesão ralado
Sal

Utensílios

Uma panela grande para cozinhar a massa; um escorredor de macarrão; uma tábua de cozinha; uma faca; uma frigideira grande de fundo espesso; uma escumadeira e pratos para dispor os ingredientes.

Modo de fazer

Primeiro, ferva a água para cozinhar a massa. No mínimo, 4 litros de água com quatro colheres de chá de sal. Fogo bem forte. Deve levar cerca de 20 a 25 minutos para ferver. Isso vai depender da intensidade do fogo.

Comece a preparar o molho logo depois de ter colocado a água para esquentar. É bom lembrar que vamos precisar de uns 10 minutos para preparar os ingredientes e 30 minutos para preparar o molho.

Pique a cebola e reserve.

Corte a pancetta (ou o bacon) em tirinhas finas, com cerca de meio centímetro de largura e com uns 2 ou 3 centímetros de comprimento. Reserve.

Esquente a manteiga e o óleo numa frigideira grande e de fundo espesso. Fogo médio. Refogue rapidamente a cebola, durante uns 2 minutos. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor.

Junte as tiras de pancetta e refogue durante mais 3 minutos. Acrescente os tomates e a pimenta vermelha e deixe cozinhar durante uns 25 minutos. Vá vigiando a panela. Se necessário, coloque mais água. O molho está no ponto quando a gordura se separa.

Coloque a massa para cozinhar enquanto o molho estiver no fogo. O tempo de cozimento vai depender da massa. Normalmente, de 10 a 12 minutos. Coordene o tempo.

Escorra a massa e misture ao molho pronto. Junte o queijo parmesão e mistura bem. Verifique o sal e sirva.


Sugestões de vinhos

Mais uma vez, para ficar com a tradição italiana, brancos frutados e simples, como Frascati, Orvieto e outros do mesmo nível. No Brasil, um Riesling.


Se esta receita, indicada pelo mestre te encantar, será possível conhecer outras tantas. Para obter um conhecimento completo é possível adquirir o livro “A cozinha e seus vinhos – Receitas rápidas com muita classe”, escrito por Saul Galvão e lançado pela Editora Senac em 1999 (415 páginas). Saiba mais sobre o livro e seu autor, clicando aqui e aproveite mais quatro receitas.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Domingo | 11 de fevereiro, 2024