Novas tecnologias reforçam o compromisso com a melhoria da qualidade do ar da atual gestão.
São Paulo recebeu mais 120 novos ônibus elétricos na quarta-feira (23). Ao mesmo tempo em que fez a entrega do reforço para a frota, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a publicação de um edital de chamamento público para fornecimento de biometano. São esperadas melhorias com a utilização desses combustíveis limpos, dentre elas a contribuição da cidade para a mitigação das consequências que estão ocorrendo no planeta devido às mudanças climáticas, com a mobilidade de baixa emissão de carbono.
De acordo com o órgão, as novas entregas elevam para 841 o número de ônibus movidos a energia limpa no sistema municipal de transporte, que já tem a maior frota de coletivos não poluentes do país, segundo a plataforma internacional E-Bus Radar.
Ao apresentar os veículos, o prefeito ressaltou a importância da modernização da frota para melhorar a qualidade de vida da população. “Essa é uma conquista para a cidade de São Paulo, mais 120 ônibus elétricos, que deixam de consumir 35 mil litros de diesel por ano e representam 6.400 árvores anualmente. É um avanço muito importante para o meio ambiente, para diminuir as doenças respiratórias, para que possamos ter uma cidade cada dia melhor. Fico muito feliz pelas conquistas da nossa gestão, como chegar aos 841 veículos sustentáveis”, afirmou.
Menos dióxido de carbono no ar
Cada ônibus elétrico deixa de emitir, em média, 87 toneladas de CO₂ (dióxido de carbono) por ano. Com isso, os 120 veículos entregues representam uma redução de 10,4 mil toneladas anuais na emissão de poluentes. As unidades são dos modelos eBásico e ePadron 13m, com carrocerias das fabricantes Caio e Marcopolo, além de chassis e tecnologia fornecidos por BYD, Mercedes-Eletra, Mercedes e Marcopolo.
“São Paulo é referência nacional em mobilidade limpa. Esse investimento mostra o compromisso da administração com a descarbonização da frota e a melhoria da qualidade do ar para a população”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade e Transporte, Celso Caldeira.
Os novos coletivos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e portas USB para carregamento de dispositivos móveis e são operados por cinco concessionárias em quatro regiões da cidade: Noroeste, Oeste, Sul e Norte. As empresas responsáveis são Nortebuss, Transcap, Mobibrasil, Sambaíba e Alfa Rodobus.
O lote apresentado nesta quarta-feira (23) foi viabilizado com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para 69 veículos, e da Caixa Econômica Federal, para os outros 51.
Independência energética da Enel
Durante o evento de entrega, realizado na Praça Charles Miller, na Zona Oeste, o secretário Celso Caldeira destacou as novas frentes para ampliar o uso de energias alternativas no sistema de transporte: já estão prontos sete projetos-piloto para instalação de carregadores próprios BESS (Battery Energy Storage System) em garagens municipais, o que reduzirá a dependência energética da cidade.
“No mês passado, assinamos um protocolo de intenções com a Matrix Energia e a Huawei no sentido de promover a instalação de BESS na cidade de São Paulo dentro das garagens, de forma a reduzir nossa dependência da Enel. São sete projetos prontos para sete garagens que vão contemplar algo em torno de 400 ônibus com 44 carregadores. Esses projetos já foram apresentados para a secretaria e para a SPTrans e em breve já estarão instalados nas garagens. É um grande progresso, é mais uma forma de criarmos a independência e mais uma forma de a gente trabalhar no sentido de alimentar toda a frota”, explicou o secretário.

Homenagem pelo Dia do Motorista: foram homenageados pai e filho da empresa Transcap, Antônio Carlos Martins e Carlos Antônio Martins. A motorista Francisca Janete Vieira da Silva, 36 anos, motorista de ônibus há sete anos, e Antônio Maurício Aguiar Lima, de 39 anos, destacaram o silêncio e o conforto dos novos veículos. Fotos: Sergio Barzaghi / Secom
Destaque – Novos ônibus elétricos entregues na Praça Charles Miller, capital paulista. Foto: Sergio Barzaghi / Secom



