Terça-feira | 17 de março, 2020 | 19h26
Apoiando as ações do Governo do Estado a Prefeitura divulgou diversas providências que estão em andamento.
Nesta terça-feira, por meio do Decreto nº 59.283, a Prefeitura de São Paulo declarou situação de emergência no município a partir desta terça-feira (17/03). O documento, assinado pelo prefeito Bruno Covas, foi publicado no Diário Oficial (leia) de hoje e vigorará enquanto durar a situação de emergência, nos termos da Lei nº 13.979, de 2020.
Gerson Soares
De acordo com o órgão municipal, diversas secretarias estão adotando medidas para contenção da propagação do coronavírus.
EDUCAÇÃO
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anuncia medidas para garantir assistência às famílias durante suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino, em decorrência do coronavírus. Para suprir a merenda escolar, as famílias podem receber uma cesta básica ou transferência de um valor em dinheiro, para que os alimentos sejam adquiridos no comércio local onde reside a família.
“Atualmente, a Rede Municipal de Ensino tem 1 milhão de alunos, distribuídos em 4 mil escolas. Até sexta-feira (20) vamos anunciar as medidas que serão adotadas para que, a partir da próxima semana, as crianças possam receber os alimentos”, declarou o secretário.
Para que o semestre não seja perdido, Bruno Caetano declarou que estão sendo programadas aulas à distância para os estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2.
TRANSPORTES
No âmbito da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da SPTrans, a Prefeitura determinou a criação de um Grupo de Trabalho permanente com todas as empresas de ônibus da cidade de São Paulo para discutir ações e tomar medidas de prevenção contra o coronavírus no transporte público.
Ampliação da frequência de limpeza dos banheiros e veículos, reforço nas mensagens sonoras, nos cuidados de higiene dos funcionários de operadoras de ônibus e recomendou aos idosos que se puderem evitem os horários de pico nos coletivos. As mesmas recomendações foram dirigidas aos motoristas de táxi e aplicativos, além dos cuidados gerais já conhecidos válidos para todos os cidadãos.
CULTURA
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) adiou todos os eventos organizados pela pasta por tempo indeterminado. Para que não haja prejuízo aos artistas contratados, foi assinada portaria da Secretaria que possibilita a repactuação de datas e períodos de vigência das contratações artísticas e parcerias. As novas datas serão informadas oportunamente.
VERDE E MEIO AMBIENTE
Os parques municipais permanecem abertos, mas suas programações fixas foram todas suspensas também por tempo indeterminado. O mesmo ocorreu com a programação dos Planetários do Ibirapuera e do Carmo e dos cursos da UMAPAZ. As agendas ambientais da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) foram igualmente canceladas.
Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO
Leia as últimas publicações