Objetivo é oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs. São 17 polos nos CEUs que disponibilizarão a modalidade MTEC com habilitação em Administração, Logística, Eventos, Recursos Humanos, Marketing e Serviços Jurídicos.


Uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o Centro Paula Souza (CPS) permite que os Centros Educacionais Unificados (CEUs) sejam polos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) com cursos técnicos gratuitos. Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de SP anunciou a ampliação da parceria para oferta da modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico (MTec) com habilitação em Administração, Logística, Eventos, Recursos Humanos, Marketing e Serviços Jurídicos em 17 polos do CEUs espalhados pela cidade.

Essa modalidade é voltada para os estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. Ao completar o curso, além de ter concluído o Ensino Médio, o estudante receberá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da educação superior. A matriz curricular inclui componentes curriculares voltados à formação técnica e profissional, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho. As aulas acontecem de maneira presencial em meio período (noturno).

A oferta do MTEC acontece nos polos dos CEUs Jardim Paulistano, Três Pontes, Tiquatira, Pêra Marmelo, Aricanduva, Perus, Butantã, Parque Bristol, Jaguaré, São Miguel, Parque Anhanguera, Navegantes, Vila Rubi, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Três Lagos e Jambeiro. Atualmente são 48 polos em todas as regiões da cidade, sendo 47 CEUs e a EMEFM Prof. Derville Allegretti, com cursos técnicos modulares gratuitos.

O convênio do Governo do Estado com a Prefeitura de São Paulo funciona no modelo de classe descentralizada, em que o Centro Paula Souza cria novas turmas, aproveitando a infraestrutura existente. Cada CEU trabalha em conjunto com uma Etec, que é responsável pelos cursos, fornece os professores, a equipe de apoio e a certificação dos estudantes. Já a SME disponibiliza a infraestrutura e a alimentação. O processo seletivo para ingressar nos cursos modulares é realizado por vestibulinho, que acontece semestralmente (junho e dezembro).

No primeiro ano da parceria eram apenas 10 CEUs e 1.260 vagas. Atualmente são mais de 3 mil alunos matriculados nos 48 polos. Em mais de 10 anos da parceria entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura de São Paulo foram ofertadas mais de 40 mil vagas para o ensino técnico nos CEUs.

“Estamos ampliando e fortalecendo ainda mais essa parceria que está transformando a realidade dos estudantes com oportunidades de qualificação. Além da Rede Uniceu, que oferece cursos de graduação, estamos promovendo novas oportunidades para garantir o acesso à formação e qualificação profissional para todas as idades”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

“Nós sabemos o quanto o jovem da periferia tem necessidade de conseguir um bom emprego e poder ajudar suas famílias” , afirma o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias. “Com a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos CEUs, estamos garantindo ao estudante o acesso a uma educação básica de qualidade, e ao mesmo tempo, a oportunidade de aprender uma profissão em nível técnico com alto índice de empregabilidade”, destaca.

Confira os 47 CEUs com polos das Etecs: Parque Bristol, Butantã, Quinta do Sol, Parque Anhanguera, Lajeado, Jambeiro, Capão Redondo, Cantos do Amanhecer, Três Lagos, Jaguaré, Jaçanã, Caminho do Mar, Parque Veredas, Inácio Monteiro, Vila Curuçá, Sapopemba, São Rafael, Aricanduva, Alto Alegre, São Mateus, Alvarenga, Parelheiros, Meninos, Azul da Cor do Mar, Parque São Carlos, Vila do Sol, Feitiço da Vila, Guarapiranga, Perus, Vila Rubi, Cidade Dutra, Vila Atlântica, Casa Blanca, Campo Limpo, Formosa, Heliópolis, Jardim Paulistano, Navegantes, Paraisópolis, Paz, Rosa da China, Tiquatira, Três Pontes, Uirapuru, Pêra Marmelo, Água Azul e São Miguel.

EducaVest

Para complementar as aprendizagens e ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Médio nas Instituições de Ensino Técnico como as Etecs, a Secretaria Municipal de Educação de criou o EducaVest-SP, um cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado aos estudantes que estão no 9º ano e na última etapa da Educação de Jovens e Adultos em escolas da Rede Municipal de Ensino.

A iniciativa começou como um projeto piloto no ano passado com 12 polos e surgiu como resposta a uma demanda apresentada no 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis em 2023, com o objetivo de complementar o ensino regular e ampliar o acesso a instituições de ensino técnico.

A grade é composta por 15 horas-aula, sendo: 3 aulas de Língua Portuguesa, 3 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Natureza e 6 de Matemática. Cada hora-aula tem duração de 45 minutos, além de visitas a instituições com Ensino Médio Integrado ao Técnico. No último ano, 57 estudantes que participaram do EducaVest foram aprovados nas Etecs, sendo que 7 estudantes ficaram em primeiro lugar na classificação.

Com o sucesso da iniciativa, a Prefeitura de São Paulo ampliou o número de polos para 32, todos localizados em Centros Educacionais Unificados (CEUs), permitindo que mais estudantes tenham acesso à preparação para os processos seletivos das Etecs e outras instituições. Interessados podem efetuar inscrição nos Polos de Formação dos CEUs.


Destaque – Imagem: aloart / GI


Leia outras matérias desta editoria

Instituto Ayrton Senna — Na Corrida pelo Futuro, o Grande Prêmio do Brasil é a Educação, vídeo

O Instituto Ayrton Senna lança uma nova campanha inspirada no legado do piloto para destacar a importância da educação. Em comemoração aos 30 anos de atuação, a iniciativa reforça o impacto da instituição na vida de milhões de crianças e jovens em todo o...

Secretaria Municipal de Educação inicia a distribuição do 1º ciclo de 2025 do Programa Leve Leite

Desde o ano passado as famílias recebem um SMS de aviso antes da data de entrega. Está em andamento a distribuição do 1º ciclo/25 do Programa Leve Leite da Secretaria Municipal de Educação (SME). Atualmente são mais de 315 mil crianças matriculadas na Rede...

Ensino profissionalizante – Prefeitura de SP anuncia parceria com Centro Paula Souza

Objetivo é oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs. São 17 polos nos CEUs que disponibilizarão a modalidade MTEC com habilitação em Administração, Logística, Eventos, Recursos Humanos, Marketing e Serviços Jurídicos. Uma parceria...

CEU Carrão recebe “Mães Guardiães” nesta quarta-feira

A Prefeitura de São Paulo está promovendo encontros de integração das novas Mães Guardiães que atuarão nas unidades educacionais. Mães e mulheres da comunidade escolar já foram pré-selecionadas para as ações. A Prefeitura de São Paulo, através da...

Prontos pro Mundo: prazo para autorização do intercâmbio termina nesta sexta (7)

Estudantes embarcam para viagem de três meses para Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido a partir do segundo semestre. As famílias e responsáveis dos estudantes que foram selecionados para o a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo precisam...

Curso de Inteligência Artificial ao alcance de todos

O Governo de São Paulo, anunciou hoje (04) que está oferecendo 1 milhão de vagas para curso de Inteligência Artificial. De acordo com a nota: “Podem participar moradores do estado de São Paulo alfabetizados, e não há idade mínima e máxima exigidas”. As...

Programa Igual Diferente do MAM Educativo abre inscrições para cursos gratuitos, acesse

Prestes a completar trinta anos, programa prioriza acessibilidade e tem critérios socioeconômicos de seleção, com cursos de fotografia e linguagens gráficas. O Museu de Arte Moderna de São Paulo está com inscrições abertas para os novos cursos gratuitos do...