EMEF Senador Lino de Mattos realizou diversas propostas para a conscientização sobre saúde mental durante o mês passado. Caminhada na terça-feira (30/09) mobilizou o território.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Lino de Mattos, vinculada à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel Paulista, promoveu o projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida”, uma iniciativa que integra a campanha de conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio, celebrada em todo o país durante o mês passado.
O projeto teve como objetivo principal trabalhar de forma adequada com cada faixa etária temas essenciais, como a promoção da empatia, do acolhimento e do cuidado com o próximo, além de criar um ambiente escolar seguro em que os estudantes se sintam apoiados. A iniciativa procurou sensibilizar a comunidade escolar para a importância da vida e informar sobre as redes de apoio existentes.
Durante todo o mês de setembro, a comunidade escolar da EMEF Senador Lino de Mattos, que inclui estudantes do Ciclo de Alfabetização, Ciclo Interdisciplinar e Ciclo Autoral, professores, funcionários e responsáveis, participou de atividades variadas que promoveram a conscientização sobre a saúde mental.
Sentimentos e emoções
O foco das ações permaneceu na identificação dos sentimentos, no incentivo ao diálogo aberto e saudável sobre emoções, e na desconstrução dos estigmas que cercam os temas relacionados à saúde mental, mostrando que é normal sentir emoções difíceis e que conversar sobre elas é fundamental.
Atividades desenvolvidas:
– Apresentação de diferentes obras literárias na sala de leitura que abordam emoções diversas;
– Ensaio para apresentação musical em coral;
– Confecção de faixas feitas pelos alunos mediadores para a caminhada;
– Estudo da obra “Girassol”, do pintor Vincent Van Gogh, abordando a importância da amizade com seu irmão e a simbologia das cores e figuras que remetem ao Setembro Amarelo, seguida da criação de pinturas de girassóis para compor um mural;
– Produção de poesias, músicas, cartazes, frases e vídeos curtos com dicas de autocuidado;
– Realização de rodas de conversa, exibição de filmes e dinâmicas relacionadas ao tema;
– Divulgação de números de telefones úteis, como o Centro de Valorização da Vida (CVV [telefone: 188]).
Caminhada
O ponto alto do projeto, foi a Caminhada pela Vida no dia 30 de setembro. A atividade teve início na saída da escola e seguiu por vias próximas ao entorno da unidade. A abertura contou com uma apresentação artística no palco da escola, reunindo toda a comunidade escolar.
Durante a passeata, todos os estudantes estavam com elementos que representam o Setembro Amarelo, enquanto faixas com frases de valorização da vida foram carregadas na frente do grupo. Professores e a equipe da unidade estavam posicionados ao longo do percurso para organizar e garantir a segurança dos participantes.
A Caminhada pela Vida reforça o compromisso com a empatia e o cuidado mútuo, plantando uma semente de conscientização e acolhimento que acompanhará os estudantes ao longo de todo o percurso escolar.
O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio, uma campanha conhecida como Setembro Amarelo. Desde a sua criação em 2015, a campanha incentiva o diálogo sobre saúde mental e oferece suporte às pessoas que enfrentam crises emocionais.
Destaque – Caminhada pela Vida. Foto: SME / EMEF Senador Lino de Mattos



