Segunda edição do programa dialogou sobre avaliações e resultados educacionais. Encontro na Prefeitura de São Paulo ouviu estudantes, famílias e educadores sobre o uso de dados para ampliar aprendizagens na Rede Municipal.
Mães, estudantes, diretoras regionais, diretores de escola, coordenadores, professores e representantes das Diretorias Regionais de Educação Butantã, Freguesia/Brasilândia e Santo Amaro participaram, na terça-feira (30/9), da segunda edição do Programa “Café com o Prefeito”, realizada na sede da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).
O tema central desta edição foi “Avaliações e Resultados Educacionais: participação dos estudantes e uso dos dados para fortalecer a aprendizagem”. Durante 90 minutos, o prefeito Ricardo Nunes, acompanhado do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e da secretária executiva pedagógica, Maria Sílvia Bacila, ouviu experiências e propostas apresentadas pelos participantes, em um diálogo aberto e direto com a comunidade escolar.
O programa tem como objetivo fortalecer a confiança, promover a equidade e construir caminhos compartilhados para uma educação de qualidade para todos. Além disso, busca valorizar a experiência e o protagonismo de quem vive o cotidiano das escolas, garantindo transparência e participação ativa nas políticas públicas.
As próximas edições já estão programadas com os temas “Tecnologia e Inovação na Educação: desafios e possibilidades na era digital – entrada dos estudantes nas ETECs” e “Educação que transforma: trajetórias, sonhos e oportunidades – o impacto da educação na construção de projetos de vida, com foco na escuta dos estudantes e na ampliação de horizontes – escolha profissional”.
Nesta segunda edição, participaram mães, professoras, estudantes, diretores escolares, coordenadores pedagógicos das EMEFs Arthur Whitaker, Gilberto Dupas, Manuel Carlos de Figueiredo Ferraz, Nilo Peçanha, Angelina Maffei Vita, Joaquim Candido, CEU EMEF Paulo Gonçalo, EMEFM Linneu Prestes.
Primeiro programa estreou em agosto
O segundo “Café com o Prefeito” seguiu a linha do programa de estreia, valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino, reunindo diretores, professores, representantes das DREs, estudantes e famílias para dialogar sobre políticas públicas para educação.
Na primeira edição, realizada no dia 19 de agosto, também na Prefeitura de São Paulo, 30 convidados argumentaram sobre educação, debatendo a temática: “Alfabetização como Prioridade: avanços, desafios e papel das famílias e da escola”. O cronograma incluiu outros três encontros que irão contemplar a participação das unidades das regiões das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Na estreia, marcaram presença também as diretoras regionais Regina Collazo, da DRE Campo Limpo; Luci Batista, da DRE Penha; e Marcia Marques, da DRE Itaquera.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação pública participativa, inclusiva e centrada na escuta ativa das comunidades escolares. Agradeço a participação de pais, gestores e professores. Como dizia o arcebispo Dom Hélder Câmara, se todos formos capazes de sonhar juntos, então teremos a solução. No nosso caso, em busca de uma educação de qualidade, que é um direito dos nossos estudantes”, enfatizou Padula.
Participaram famílias e estudantes da EMEF José Carlos de Figueiredo Ferraz, EMEF Silvio Fleming, EMEF Prof. Maestro Alex Martins Costa, EMEF Anália Franco Bastos e EMEF José Bonifácio. Professores que atuam nas seguintes unidades: EMEF Águas de março, EMEF Eduardo Prado, EMEF Francisco Alves Mendes Filho, EMEF Vicentina Ribeiro da Luz, EMEF Brigadeiro Correia de Mello, EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, EMEF José Querino Ribeiro e EMEF Lina da Costa Couto.
Também marcaram presença diretores da EMEF José Olympio Pereira Filho, EMEF Nipo-Brasileira, EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta e EMEF Jorge Americano. Além da coordenadora pedagógica da EMEI Jardim Novo Santo Amaro.
Destaque – Segunda edição do “Café com o Prefeito” na sede da Prefeitura de São Paulo. Foto: SME



