Segunda edição do programa dialogou sobre avaliações e resultados educacionais. Encontro na Prefeitura de São Paulo ouviu estudantes, famílias e educadores sobre o uso de dados para ampliar aprendizagens na Rede Municipal.


Mães, estudantes, diretoras regionais, diretores de escola, coordenadores, professores e representantes das Diretorias Regionais de Educação Butantã, Freguesia/Brasilândia e Santo Amaro participaram, na terça-feira (30/9), da segunda edição do Programa “Café com o Prefeito”, realizada na sede da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

O tema central desta edição foi “Avaliações e Resultados Educacionais: participação dos estudantes e uso dos dados para fortalecer a aprendizagem”. Durante 90 minutos, o prefeito Ricardo Nunes, acompanhado do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e da secretária executiva pedagógica, Maria Sílvia Bacila, ouviu experiências e propostas apresentadas pelos participantes, em um diálogo aberto e direto com a comunidade escolar.

O programa tem como objetivo fortalecer a confiança, promover a equidade e construir caminhos compartilhados para uma educação de qualidade para todos. Além disso, busca valorizar a experiência e o protagonismo de quem vive o cotidiano das escolas, garantindo transparência e participação ativa nas políticas públicas.

As próximas edições já estão programadas com os temas “Tecnologia e Inovação na Educação: desafios e possibilidades na era digital – entrada dos estudantes nas ETECs” e “Educação que transforma: trajetórias, sonhos e oportunidades – o impacto da educação na construção de projetos de vida, com foco na escuta dos estudantes e na ampliação de horizontes – escolha profissional”.

Nesta segunda edição, participaram mães, professoras, estudantes, diretores escolares, coordenadores pedagógicos das EMEFs Arthur Whitaker, Gilberto Dupas, Manuel Carlos de Figueiredo Ferraz, Nilo Peçanha, Angelina Maffei Vita, Joaquim Candido, CEU EMEF Paulo Gonçalo, EMEFM Linneu Prestes.

Primeiro programa estreou em agosto

O segundo “Café com o Prefeito” seguiu a linha do programa de estreia, valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino, reunindo diretores, professores, representantes das DREs, estudantes e famílias para dialogar sobre políticas públicas para educação.

Na primeira edição, realizada no dia 19 de agosto, também na Prefeitura de São Paulo, 30 convidados argumentaram sobre educação, debatendo a temática: “Alfabetização como Prioridade: avanços, desafios e papel das famílias e da escola”. O cronograma incluiu outros três encontros que irão contemplar a participação das unidades das regiões das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Na estreia, marcaram presença também as diretoras regionais Regina Collazo, da DRE Campo Limpo; Luci Batista, da DRE Penha; e Marcia Marques, da DRE Itaquera.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação pública participativa, inclusiva e centrada na escuta ativa das comunidades escolares. Agradeço a participação de pais, gestores e professores. Como dizia o arcebispo Dom Hélder Câmara, se todos formos capazes de sonhar juntos, então teremos a solução. No nosso caso, em busca de uma educação de qualidade, que é um direito dos nossos estudantes”, enfatizou Padula.

Participaram famílias e estudantes da EMEF José Carlos de Figueiredo Ferraz, EMEF Silvio Fleming, EMEF Prof. Maestro Alex Martins Costa, EMEF Anália Franco Bastos e EMEF José Bonifácio. Professores que atuam nas seguintes unidades: EMEF Águas de março, EMEF Eduardo Prado, EMEF Francisco Alves Mendes Filho, EMEF Vicentina Ribeiro da Luz, EMEF Brigadeiro Correia de Mello, EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, EMEF José Querino Ribeiro e EMEF Lina da Costa Couto.

Também marcaram presença diretores da EMEF José Olympio Pereira Filho, EMEF Nipo-Brasileira, EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta e EMEF Jorge Americano. Além da coordenadora pedagógica da EMEI Jardim Novo Santo Amaro.


Destaque – Segunda edição do “Café com o Prefeito” na sede da Prefeitura de São Paulo. Foto: SME


Leia outras matérias desta editoria

Alunos do Prontos Pro Mundo se encontram com astronautas no Palácio dos Bandeirantes

Oportunidade inédita para estudantes intercambistas da rede estadual contou com recepção do governador Tarcísio de Freitas e entrega de honraria estadual a 62 exploradores espaciais. O Governo de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (7), um encontro...

São Paulo Escola de Dança abre inscrições para cursos profissionalizantes

Os Cursos Regulares, que permitem o requerimento do DRT em dança, estão disponíveis em quatro modalidades para se especializar e têm duração de dois anos. A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do...

SME – Engajamento de estudantes e gestores é essencial para o sucesso do Saeb

Conforme nota da Secretaria Municipal de Ensino (SME), divulgada na sexta-feira (24), a participação na avaliação ajuda a revelar o que os alunos já aprenderam e o que precisa ser aprimorado, contribuindo para o avanço da aprendizagem de todos. Entre os...

Fecap Cases 2025 — Criatividade e transformação como marca registrada de São Paulo

Tendo as ruas da capital como palco, evento da centenária escola vai abranger criatividade, cultura e comunicação entre os dias 20 a 24 de outubro no evento em torno do tema: “Pelas ruas de São Paulo”. Essa será a tônica do próximo Fecap Cases 2025, que já...

Estudantes do Ensino Médio Técnico podem ser contratados como estagiários em SP com despesas pagas pelo Governo

Educação de SP deve conceder 10 mil bolsas até o fim do ano; empresas do estado podem aderir ao programa até novembro. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou na quarta-feira (8) a contratação de 8.200 estudantes do Ensino Médio...

Campanha Bom de Prova mobiliza estudantes, família e comunidade escolar

Nos meses de outubro e novembro os estudantes da Rede Municipal participam de avaliações que verificam a situação da educação na cidade, estado e país. “Pegue a visão e ative o game”, é o slogan da campanha Bom de Prova que convida estudantes, educadores e...

Governo de SP revê regras do ICM Educação para valorizar municípios e incentivar qualidade do ensino

Proposta redistribui recursos com base em desempenho educacional e reduz distorções herdadas do modelo anterior. Texto estabelece um período de transição. Na sexta-feira (3), o governo de São Paulo enviou um anteprojeto de lei para regulamentação do ICMS...