Nos meses de outubro e novembro os estudantes da Rede Municipal participam de avaliações que verificam a situação da educação na cidade, estado e país.


“Pegue a visão e ative o game”, é o slogan da campanha Bom de Prova que convida estudantes, educadores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal da capital paulista a fortalecer a mobilização pela participação nas avaliações externas que ajudam a fornecer um panorama das aprendizagens e fortalecer a educação pública de qualidade.

O calendário das avaliações externas acontece nos meses de outubro e novembro com a Prova São Paulo, Saeb, e Saresp. Cada uma delas com objetivos diferentes, mas com papel fundamental de fornecer dados das aprendizagens dos estudantes e orientar o planejamento de políticas públicas.

Mais do que números, esses exames ajudam a mostrar o que já foi conquistado na sala de aula e o que ainda precisa ser fortalecido, servindo de guia para que cada criança e adolescente chegue ao final da sua trajetória escolar com as habilidades necessárias para o futuro.

A campanha também vai ganhar as ruas com flyers e divulgação nos terminais de ônibus, trens, relógios de rua e nos veículos do Transporte Escolar Gratuito (TEG), além das redes sociais e do canal oficial da Secretaria Municipal de Educação no Whatsapp: EducaPrefSP.

Calendário das avaliações

A primeira avaliação é a Prova SP voltada para todos os estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA e acontece entre os dias 21, 22 e 23 de outubro. Os estudantes fazem prova de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Produção Escrita, além dos questionários de contexto que são respondidos por estudantes, responsáveis e equipe escolar fornecendo dados importantes para nortear as políticas públicas do nosso município.

Já o SAEB é o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Governo Federal e produz dados contextualizados sobre a educação no Brasil. Na Rede Municipal será aplicado entre os dias 28 e 31 de outubro para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

O SARESP acontece no dia 18 de novembro para os estudantes do 2º e 5º ano e avalia a educação no estado de São Paulo, avaliando os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, para orientar práticas e propostas pedagógicas, contribuir para o fortalecimento da formação continuada docente e muito mais.

Engajamento coletivo

A campanha reforça que cada prova é uma oportunidade de mostrar o que os estudantes sabem e de apontar caminhos para melhorar. Por isso, a participação e a dedicação de cada estudante fazem diferença.

Pais e responsáveis têm papel essencial ao incentivar os filhos, garantindo que não faltem e estejam descansados e confiantes no dia da avaliação. Professores e gestores, por sua vez, seguem como parceiros, orientando, tirando dúvidas e lembrando que ninguém está sozinho nessa jornada.

Mais do que medir resultados, o Bom de Prova valoriza a ideia de que a educação é feita no percurso com dedicação ao estudo e de forma coletiva — com a colaboração de toda a comunidade escolar e o olhar atento às necessidades dos estudantes.

Conheça o site da Campanha Bom de Prova

Vem fazer parte dessa mobilização, acesse o material e compartilhe nas redes sociais e Whatsapp! #BomdeProva

Destaque – Imagem: SME / +aloart


Leia outras matérias desta editoria

Alunos do Prontos Pro Mundo se encontram com astronautas no Palácio dos Bandeirantes

Oportunidade inédita para estudantes intercambistas da rede estadual contou com recepção do governador Tarcísio de Freitas e entrega de honraria estadual a 62 exploradores espaciais. O Governo de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (7), um encontro...

São Paulo Escola de Dança abre inscrições para cursos profissionalizantes

Os Cursos Regulares, que permitem o requerimento do DRT em dança, estão disponíveis em quatro modalidades para se especializar e têm duração de dois anos. A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do...

SME – Engajamento de estudantes e gestores é essencial para o sucesso do Saeb

Conforme nota da Secretaria Municipal de Ensino (SME), divulgada na sexta-feira (24), a participação na avaliação ajuda a revelar o que os alunos já aprenderam e o que precisa ser aprimorado, contribuindo para o avanço da aprendizagem de todos. Entre os...

Fecap Cases 2025 — Criatividade e transformação como marca registrada de São Paulo

Tendo as ruas da capital como palco, evento da centenária escola vai abranger criatividade, cultura e comunicação entre os dias 20 a 24 de outubro no evento em torno do tema: “Pelas ruas de São Paulo”. Essa será a tônica do próximo Fecap Cases 2025, que já...

Estudantes do Ensino Médio Técnico podem ser contratados como estagiários em SP com despesas pagas pelo Governo

Educação de SP deve conceder 10 mil bolsas até o fim do ano; empresas do estado podem aderir ao programa até novembro. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou na quarta-feira (8) a contratação de 8.200 estudantes do Ensino Médio...

Campanha Bom de Prova mobiliza estudantes, família e comunidade escolar

Nos meses de outubro e novembro os estudantes da Rede Municipal participam de avaliações que verificam a situação da educação na cidade, estado e país. “Pegue a visão e ative o game”, é o slogan da campanha Bom de Prova que convida estudantes, educadores e...

Governo de SP revê regras do ICM Educação para valorizar municípios e incentivar qualidade do ensino

Proposta redistribui recursos com base em desempenho educacional e reduz distorções herdadas do modelo anterior. Texto estabelece um período de transição. Na sexta-feira (3), o governo de São Paulo enviou um anteprojeto de lei para regulamentação do ICMS...