Quarta-feira | 6 de março, 2019 | 11h41
Visitamos cada uma das juntas de dilatação do pequeno viaduto nesta terça-feira (5) e o que se vê são deformações preocupantes.
O Viaduto Azevedo faz uma importante ligação entre a parte mais antiga do Tatuapé e o lado que se expandiu depois da implantação da via férrea, antiga Central do Brasil, CBTU e hoje CPTM. Ao lado desta, está a linha do Metrô e o Azevedo está exatamente entre as estações Carrão e Tatuapé, duas das mais movimentadas da cidade.
Enquanto milhares de pessoas passam pelas linhas férreas citadas, centenas de automóveis e utilitários – assim como veículos pesados – trafegam sobre a estrutura do Viaduto Carlos Ferraci, conhecido também como Azevedo. De acordo com divulgação da Prefeitura de São Paulo no dia 5 de fevereiro, esta é uma das estruturas que se encontram em estado emergencial.
A constatação foi feita depois da contratação e emissão de laudos estruturais, onde o Azevedo está incluído no plano de análise de 39 pontes e viadutos da cidade. A Ponte do Tatuapé também consta em estado crítico. Ambas estruturas foram classificadas como perigosas e devem passar para fase emergencial devido ao risco de colapso.
Acompanhe pelas imagens a situação do Viaduto Carlos Ferraci, onde também foi observada a vegetação que prolifera em meio aos vãos da estrutura.