Candidatos podem se inscrever para dez Cursos de Extensão em áreas diversas. São 360 vagas para aulas que visam desde a introdução a uma nova modalidade até o aprofundamento de conhecimentos em dança e em áreas correlacionadas aos espetáculos.
A São Paulo Escola de Dança (SPED), vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abre processo seletivo de estudantes para dez Cursos de Extensão Cultural que acontecerão de 14 a 19 de julho. No total, são 360 vagas para aulas presenciais e gratuitas, a carga horária é de 32h, de segunda a sábado.
As inscrições para os cursos podem ser realizadas até o final de junho no site da SPED, na seção de Cursos de Extensão Cultural.
A idade mínima para as aulas é a partir de 16 anos, com exceção do curso “Elaboração de Projetos – Pronac e Proac”, que exige pelo menos 18 anos. Cada curso oferece 40 vagas, exceto “Figurino, Dança e Ópera” e “Sonoplastia para Dança”, com 20 vagas cada um. Os editais estão disponíveis no site da São Paulo Escola de Dança.
Conheça abaixo informações sobre os cursos:
Inscrições até 23 de junho
Curadoria de Inês Bogéa e José Simões
Teatro Musical: o Corpo na Construção da Cena
As aulas trazem estudos teóricos e práticos nas três linguagens do Teatro Musical: atuação, canto e dança. Construído para pessoas de nível intermediário em Teatro Musical, o curso desenvolve habilidades expressivas e explora os aprendizados na construção de personagens e cenas.
Estudos de Improvisação e Composição Coreográfica na Dança Contemporânea
O curso mostra estratégias criativas, dinâmicas de movimento e a relação entre corpo, espaço e tempo, combinando experimentação e análise de referências para estimular novas formas de composição. A exigência é de nível intermediário em dança contemporânea.
Corpo-Memória e Ancestralidade
Uma imersão nas referências de origens africanas e afro-brasileiras é o que propõe o curso, entrelaçando-se na construção de movimento corporal e criação em dança. A proposta é pluricultural, enfatizando influências e tradições de diversas manifestações populares. Para participar, é preciso ter pelo menos um ano de experiência com dança.
Sonoplastia para a Dança
O objetivo das aulas é ensinar a construir sonoridades, abordando a criação de trilhas, efeitos sonoros e programação musical para espetáculos, ensaios e performances, abordando técnicas de edição, mixagem e execução ao vivo. Não é necessário ter experiência com o tema.
Elaboração de Projetos – Pronac e Proac
Os estudantes serão capacitados na elaboração e submissão de projetos culturais nos principais mecanismos de fomento do Brasil: o PRONAC (Lei Federal de Incentivo à Cultura) e o PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), abordando desde a estruturação da proposta até sua execução e prestação de contas.
Figurino, Dança e Ópera
As aulas apresentam a estrutura cênica da ópera, os elementos visuais, as etapas de criação do figurino e a influência na composição e mobilidade do personagem. O curso traz uma reflexão acerca do modo como o figurino e os seus acessórios interferem na narrativa e na relação com a dança inserida na ópera encenada.
Inscrições até 2 de julho
Curadoria de Vinícius Anselmo
Dança Contemporânea – Básica
Estimulando a consciência corporal, coordenação e expressão artística, o curso introduz bases técnicas e a exploração criativa de movimentos, alinhando o desenvolvimento técnico à expressão artística. Não é necessária experiência prévia para participar.
Dança Contemporânea – Intermediário/Avançado
Durante as aulas, serão abordadas técnicas de chão, eixos e torções, além de dinâmicas que integram musicalidade e modulações de força. Com práticas de improvisação e de trabalho em duplas e grupos, o foco está no desenvolvimento técnico aliado à expressividade, ampliando o repertório de movimentos.
Curadoria de Flip Couto
Soul Dances – Danças Sociais, Campbellock e Waacking
Com foco nas danças da era soul e funk, o curso aborda a história e as bases das danças, com ênfase no Campbellock (Locking) e no Waacking. Esses estilos originados em festas negras e difundidos pelo programa de TV Soul Train, dos anos 1970. É necessário ter ao menos dois anos de experiência na modalidade.
Performatividade Ballroom – Vogue Femme
Com exigência de no mínimo dois anos de experiência na modalidade para participação, o curso trará a história, fundamentos, vocabulário e a construção da performatividade, explorando elementos da dança Vogue Femme. Também será estudada a contribuição de mulheres trans e travestis na cultura Ballroom.
Cursos de Extensão Cultural no site da SPED
Período das aulas: 14 a 19 de julho
Inscrições até 23 de junho:
40 vagas por turma
Teatro Musical: O Corpo na Construção da Cena
Estudos de Improvisação e Composição Coreográfica na Dança Contemporânea
Corpo-Memória e Ancestralidade
Elaboração de Projetos – Pronac e Proac
20 vagas por turma
Sonoplastia para a Dança
Figurino, Dança e Ópera
Inscrições até 2 de julho
40 vagas por turma
Dança Contemporânea – Básica
Dança Contemporânea – Intermediário/Avançado
Soul Dances – Danças Sociais, Campbellock e Waacking
Performatividade Ballroom – Vogue Femme
Destaque – Foto: Camilo Barbosa, Acervo SPED