Os Cursos Regulares, que permitem o requerimento do DRT em dança, estão disponíveis em quatro modalidades para se especializar e têm duração de dois anos.


A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abre processo seletivo de estudantes para os Cursos Regulares, com duração de dois anos e carga horária total de 1600h. As inscrições são realizadas pelo site da SPED, na sessão dos Cursos Regulares, até 26 de novembro.

O edital oferece vagas para estudantes iniciarem seus estudos na SPED em um dos quatro cursos disponíveis: Dança e Performance, Teatro Musical, Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico e Técnicas da Dança com Ênfase em Moderno e Contemporâneo. As aulas proporcionam conhecimento técnico e artístico em suas modalidades. Assim, ao se formar, é possível requerer o DRT (Registro Profissional de Dança).

Para se inscrever, é necessário ter a partir de 16 anos e ensino médio completo ou estar cursando. Os Cursos Regulares são profissionalizantes, por isso é exigido experiência prévia na modalidade pleiteada. O ato da inscrição exige documentos que demonstrem a trajetória em dança, uma carta de intenção e outros materiais.

Durante a formação dos Cursos Regulares, são oferecidas diversas atividades complementares, como ressalta Inês Bogéa, diretora artística e pedagógica da SPED. “Nós organizamos intercâmbios culturais, audições para oportunidades profissionais, entre muitos trabalhos que mostram aos estudantes as possibilidades do cenário da dança. Queremos oferecer uma formação completa aos participantes”, afirma.

Conheça os cursos

As turmas são divididas em dois períodos: matutino, das 8h às 12h; e vespertino, das 13h30 às 17h30. O curso de Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico está disponível apenas no período vespertino.

Dança e Performance: engloba aulas práticas e teóricas sobre performance, explorando diferentes qualidades de movimentos e formas de expressão, além da pesquisa sobre o corpo na cena.

Teatro Musical: provê treinamento dos três pilares artísticos que estruturam o teatro musical – dança, canto e atuação. Com remontagem de obras, os estudantes trabalham a criatividade e elaboram espetáculos.

Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico: abrange conteúdo relacionado a técnicas de dança clássica, como a consciência corporal, a expressividade e a musicalidade, trabalhando habilidades de executar movimentos de forma precisa, controlada e segura.

Técnicas da Dança com Ênfase em Moderno e Contemporânea: incorpora técnicas de dança moderna e contemporânea na exploração de possibilidades de movimentação e improvisação, desenvolvendo consciência corporal, ritmo e expressividade.

Etapas do processo seletivo

As inscrições homologadas serão divulgadas no site da SPED no dia 28 de novembro e na semana seguinte será aplicada uma prova de redação, vivência prática e entrevista.

Das vagas, 20% estão previstas para a população negra, indígena e para pessoas em vulnerabilidade social. É necessário ter registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para acessar a reserva de vagas. Os aprovados serão divulgados no dia 5 de dezembro e terão três dias para efetivar a matrícula. As aulas terão início em 2 de fevereiro, após uma semana de acolhimento na escola.


Destaque – São Paulo Escola de Dança. Foto: Wagner Freitas / Arquivo SPED


Leia outras matérias desta editoria

Alunos do Prontos Pro Mundo se encontram com astronautas no Palácio dos Bandeirantes

Oportunidade inédita para estudantes intercambistas da rede estadual contou com recepção do governador Tarcísio de Freitas e entrega de honraria estadual a 62 exploradores espaciais. O Governo de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (7), um encontro...

São Paulo Escola de Dança abre inscrições para cursos profissionalizantes

Os Cursos Regulares, que permitem o requerimento do DRT em dança, estão disponíveis em quatro modalidades para se especializar e têm duração de dois anos. A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do...

SME – Engajamento de estudantes e gestores é essencial para o sucesso do Saeb

Conforme nota da Secretaria Municipal de Ensino (SME), divulgada na sexta-feira (24), a participação na avaliação ajuda a revelar o que os alunos já aprenderam e o que precisa ser aprimorado, contribuindo para o avanço da aprendizagem de todos. Entre os...

Fecap Cases 2025 — Criatividade e transformação como marca registrada de São Paulo

Tendo as ruas da capital como palco, evento da centenária escola vai abranger criatividade, cultura e comunicação entre os dias 20 a 24 de outubro no evento em torno do tema: “Pelas ruas de São Paulo”. Essa será a tônica do próximo Fecap Cases 2025, que já...

Estudantes do Ensino Médio Técnico podem ser contratados como estagiários em SP com despesas pagas pelo Governo

Educação de SP deve conceder 10 mil bolsas até o fim do ano; empresas do estado podem aderir ao programa até novembro. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou na quarta-feira (8) a contratação de 8.200 estudantes do Ensino Médio...

Campanha Bom de Prova mobiliza estudantes, família e comunidade escolar

Nos meses de outubro e novembro os estudantes da Rede Municipal participam de avaliações que verificam a situação da educação na cidade, estado e país. “Pegue a visão e ative o game”, é o slogan da campanha Bom de Prova que convida estudantes, educadores e...

Governo de SP revê regras do ICM Educação para valorizar municípios e incentivar qualidade do ensino

Proposta redistribui recursos com base em desempenho educacional e reduz distorções herdadas do modelo anterior. Texto estabelece um período de transição. Na sexta-feira (3), o governo de São Paulo enviou um anteprojeto de lei para regulamentação do ICMS...