Um dos mais importantes eventos tecnológicos da Europa, o VivaTech irá completar 10 anos e já tem data: 17 a 20 de junho de 2026. Na última quinta-feira (18), foram destacados todos os melhores momentos do VivaTech 2025, acompanhe.

Sydney Majors @Viva Technology


A VivaTech 2025 recebeu um recorde de 180.000 participantes, aumentando quase 10% em relação ao ano passado. Com a presença de 14.000 startups, o evento fervilhava de inovação em mais de 30 setores, da mobilidade à tecnologia da saúde. O Canadá ganhou destaque como País do Ano, trazendo uma delegação poderosa de mais de 170 empresas e organizações líderes em IA e tecnologia. Falando em IA, o país roubou a cena com um aumento de 40% no número de expositores.

O alcance internacional da VivaTech também cresceu, com participantes de 171 nacionalidades, expositores de mais de 120 países e mais de 50 pavilhões nacionais — um aumento de 20% em relação a 2024. Com mais de 3.600 investidores de alto nível e impressionantes 640.000 conexões comerciais feitas, a VivaTech 2025 foi mais ousada, mais inteligente e mais conectada do que nunca.

Momentos de queda do microfone

Mais de 450 palestrantes renomados subiram ao palco da VivaTech 2025, compartilhando ideias ousadas e impacto real. Em seu discurso principal, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, destacou a transição da Europa de consumidora para produtora na economia da IA ​​e anunciou importantes parcerias com líderes de telecomunicações como Orange, Telefónica e Swisscom para desenvolver infraestrutura de IA em toda a Europa. “A Europa agora despertou para a importância de construir infraestrutura de IA”, disse ele.

Essa mudança de consumidor para produtor foi repetida por Arthur Mensch, CEO da Mistral AI, que recentemente firmou uma parceria com a NVIDIA para desenvolver uma nuvem dedicada à IA na Europa. “Passamos do treinamento de modelos para a construção de produtos — e agora, para o gerenciamento de infraestrutura. É um próximo passo crucial para a Europa”, explicou.

Em conversa com Huang e Mensch, o presidente francês, Emmanuel Macron, reforçou a importância cultural e estratégica do investimento em IA na Europa. “Trata-se da nossa inteligência, do nosso cérebro, da nossa cultura e da nossa história — e queremos preservar essa diversidade”, disse ele.

O VivaTech 2025 também contou com sessões mais específicas sobre o papel preciso da IA ​​em todos os setores. Falando sobre o papel da IA ​​no processo de descoberta e desenvolvimento de medicamentos, Mathilda Strom, COO fundadora da Bioptimus, disse : “A IA nos permite fazer as coisas muito mais rápido, em uma escala muito maior, revelando insights que antes não eram possíveis.”

Enquanto isso, Vanessa Wyche, Administradora Associada Interina da NASA, enfatizou o papel crítico da tecnologia espacial na abordagem dos desafios globais, observando que “o espaço é crucial para a ciência. As mudanças climáticas, por exemplo, só podem ser monitoradas adequadamente do espaço. Dos 50 parâmetros usados ​​para caracterizar as mudanças climáticas, 25 vêm de satélites.”

O Círculo dos Vencedores

O VivaTech 2025 destacou a inovação com propósito por meio de uma série de prêmios e desafios empreendedores, culminando na Cerimônia de Premiação Global. Hélène Briand, cofundadora e CTO da Verley, foi reconhecida no principal Female Founder Challenge, que apoia startups lideradas por mulheres que desafiam os limites da tecnologia. O Prêmio Tech for Change foi concedido a Adrienne de Malleray e sua empresa Genesis, homenageadas por usar a inovação para promover a agricultura regenerativa.

Talentos emergentes subiram ao palco no Next Startupper Challenge, onde a Greeny Solutions, de Zied Madini, se destacou por suas soluções para agricultura indoor. No continente africano, o AfricaTech Awards destacou a crescente influência da região em tecnologia. Entre quase 500 inscrições, três startups se destacaram: Plentify em GreenTech, Zeeh Africa em E-commerce e FinTech e Reme-D.Inc em HealthTech, que também conquistou o prêmio geral por seu trabalho inovador na área da saúde. Já a Chipiron foi eleita Inovação do Ano, aclamada por suas tecnologias de ressonância magnética escaláveis.

Até o ano que vem!

Com recordes quebrados e inovação global em plena exibição, a VivaTech 2025 estabeleceu um novo padrão ousado. De avanços em IA a fundadores emergentes, a edição deste ano refletiu o papel crescente que Paris desempenha na formação do cenário tecnológico global.

Nunca é cedo demais para olhar para o futuro. Marque na sua agenda de 17 a 20 de junho de 2026 e participe do décimo aniversário da VivaTech.


Destaque – Foto: VivaTech / Divulgação


Leia outras matérias desta editoria

GrapheneCore3: mantém a Europa na vanguarda da pesquisa e inovação em grafeno e materiais 2D

Dois anos após o término do projeto GrapheneCore3, financiado pela União Europeia (European Union - EU), a comunidade científica analisa suas conquistas e seu importante papel em impulsionar a inovação do grafeno na UE. O Graphene Flagship foi lançado em...

Perovsksita deve impulsionar a tecnologia solar em um futuro próximo

O projeto LOCAL-HEAT, financiado pela UE, está desenvolvendo materiais de perovskita de última geração para tornar a energia limpa mais acessível e barata em todo o mundo. Um grande desafio na energia fotovoltaica é como construir células solares de alto...

Gemini Deep Think e a versão 2.5

Desde o dia 1º de agosto, os assinantes do Google AI Ultra contam com o mais recente de uma linha de ferramentas e recursos de IA extremamente capazes, disponibilizados exclusivamente para eles, o Deep Think. Junto com essa novidade, o Google...

O GPT-5 está aqui

Esse foi o título do anúncio usado pela OpenAI para lançar o novo GPT-5: “Nosso modelo mais inteligente, rápido e útil até agora, com pensamento integrado. Disponível para todos.” O novo modelo foi desenvolvido para ser mais inteligente em todos os...

Claude Opus 4.1

Anthropic foca seu lançamento nos pedidos dos programadores, recebendo aval de pesos pesados que já estão usando a nova versão. O anúncio foi feito na terça-feira (5). “Hoje, estamos lançando o Claude Opus 4.1, uma atualização do Claude Opus 4 para tarefas...

Veo 3 Fast – acelere ainda mais sua imaginação com o Gemini, vídeos

Alisa Fortin e Seth Odoom - Gerentes de Produto do Google AI Com base no recente lançamento do Veo 3, agora estamos apresentando o Veo 3 Fast, um modelo otimizado para velocidade e preço, permitindo que os desenvolvedores iterem mais...

Google lança o Veo 3 novo modelo generativo de vídeos para o Gemini, vídeos

Após a apresentação e lançamento do Gemini Deep Think AI, seu modelo mais avançado de inteligência artificial em maio deste ano, chega o novo modelo de mídia generativa. Apresentado pela primeira vez no Google I/O 2025, no dia 20 de maio, o Veo 3 – um...