No maior evento de inovação na Europa, Jensen Huang, CEO da Nvidia, descreve um cenário no qual fábricas, robôs e sistemas industriais serão desenvolvidos e testados digitalmente antes de entrarem em operação.

Heitor Shimizu, de Paris | Agência FAPESP


Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, falou na Viva Technology (VivaTech), em Paris, sobre a evolução da inteligência artificial (IA) e destacou os investimentos da empresa na expansão da infraestrutura de IA na Europa.

Em um auditório lotado, a palestra mais aguardada do evento não decepcionou. Huang descreveu inicialmente duas ondas tecnológicas da área: a IA de percepção, que interpreta o mundo por meio de visão, som e linguagem; e a IA generativa, capaz de criar textos, imagens e códigos. “Nos últimos anos, iniciamos uma nova onda: a IA agêntica, cuja materialização física – a robótica – está chegando em breve”, afirmou.

Huang destacou a transformação dos data centers em estruturas ativas, as chamadas “fábricas de IA”. Para ele, esses centros deixaram de ser apenas ferramentas de retaguarda e se tornaram unidades de produção de inteligência artificial. “Um exemplo é a Blackwell, uma maravilha da engenharia. Nunca produzimos supercomputadores como esses antes – e isso é apenas o começo”, disse, referindo-se à nova microarquitetura de GPUs (unidades de processamento gráfico) da Nvidia, projetada para realizar tarefas de treinamento e inferência em grande escala. As GPUs são os “cérebros” dos sistemas de inteligência artificial.

 

Huang anunciou um plano de construir na Europa a primeira nuvem de IA industrial do mundo. Foto: VivaTech

 

A Europa teve papel central na fala de Huang, que enfatizou a transição do continente de consumidor a produtor no setor de inteligência artificial. A Nvidia está colaborando com empresas como Orange, Telefónica, Telenor, Swisscom e Fastweb para implantar infraestrutura avançada em toda a região. “A Europa acordou para a importância de construir uma infraestrutura de IA”, disse.

A expectativa é que, em dois anos, a capacidade de computação em IA na Europa aumente dez vezes, com destaque para a parceria da Nvidia com a startup francesa Mistral AI, que visa a criação de uma nuvem dedicada à IA generativa.

O CEO da Nvidia também abordou um desafio crescente na implantação da IA: a especialização. À medida que os grandes modelos de linguagem se tornam mais otimizados para tarefas jurídicas, médicas, de atendimento ao cliente ou robóticas, sua implantação e gestão eficiente tornam-se mais difíceis.

Huang anunciou um plano de construir na Europa a primeira nuvem de IA industrial do mundo. “Tudo que for físico será primeiro construído virtualmente”, disse, apontando para um futuro onde fábricas, robôs e sistemas industriais serão desenvolvidos e testados digitalmente antes de entrarem em operação.

USP e FAPESP na VivaTech

A Universidade de São Paulo (USP) e a FAPESP estiveram presentes na 9ª edição da VivaTech, com um estande de 100 metros quadrados para apresentar inovações em diversas áreas, como agricultura, clima, energia, inteligência artificial e saúde.

A programação no estande incluiu também a participação de professores da USP, que, além de estarem à disposição de investidores, empreendedores e do público visitante da feira, participaram de mesas-redondas nas quais apresentaram tecnologias desenvolvidas pelos centros de excelência dos quais fazem parte.

Os temas centrais da edição de 2025 da VivaTech abordaram: “A Revolução da IA em Ação”, sobre os avanços em robótica, combate à desinformação e proteção ambiental; “Indústrias Criativas”, com destaque para como a tecnologia está reinventando a música, o cinema, a moda e os jogos; e “Tech Cares”, focado em inovações para o bem-estar, como a inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento de medicamentos.

O presidente francês, Emmanuel Macron, visitou a VivaTech no primeiro dia do evento, que teve em sua programação conferências com alguns dos maiores nomes da tecnologia mundial, como Yann LeCun (Meta), Joe Tsai (Alibaba), Thomas Wolf (Hugging Face), Bernard Arnault (LVMH) e o brasileiro Mike Krieger, da Anthropic, um dos dois criadores do Instagram.

A VivaTech divulgou também a primeira edição do “Top 100 Rising European Startups”, destacando as 100 startups europeias mais promissoras com potencial para transformar seus setores. O ranking inclui empresas de 13 países, com Alemanha (36), França (22) e Reino Unido (17) liderando em número de startups selecionadas. Os critérios de seleção consideraram sede europeia, inovação transformadora, receita recorrente anual mínima de € 5 milhões em 2024 e crescimento anual de pelo menos 40% nos últimos três anos. As startups selecionadas participaram de um programa de aceleração personalizado durante a VivaTech 2025, com oportunidades de networking e visibilidade.


Destaque – Huang anunciou um plano de construir na Europa a primeira nuvem de IA industrial do mundo. Foto: VivaTech


Leia outras matérias desta editoria

Nestlé e IBM se unem para criar e qualificar as embalagens do futuro com IA

O anúncio foi feito no dia 3 e a união visa desenvolver embalagens inteligentes para proteção e conservação dos alimentos. A Nestlé R&D firmou parceria com a IBM Research para desenvolver novas ferramentas que alavancam o poder da Inteligência...

Plataforma de anatomia feminina, pele e raça 3D mais avançada do mundo, assista

Lançada em janeiro de 2022, a Complete Anatomy recebeu atualizações para personalização de pele e representação racial. Em julho de 2022, meses depois do lançamento do primeiro modelo de anatomia feminina 3D do mundo, a BBC afirmava que os estudantes de...

VivaTech: o futuro da inteligência artificial em progressão

No maior evento de inovação na Europa, Jensen Huang, CEO da Nvidia, descreve um cenário no qual fábricas, robôs e sistemas industriais serão desenvolvidos e testados digitalmente antes de entrarem em operação. Heitor Shimizu, de Paris | Agência FAPESP...

VivaTech 2025 bate recorde com a maior edição dos últimos nove anos

Um dos mais importantes eventos tecnológicos da Europa, o VivaTech irá completar 10 anos e já tem data: 17 a 20 de junho de 2026. Na última quinta-feira (18), foram destacados todos os melhores momentos do VivaTech 2025, acompanhe. Sydney Majors @Viva...

Google Cloud falha e afeta vários serviços com impacto global

O problema durou cerca de três e com isso as plataformas de empresas, o drive, gmail e agenda foram afetados. O Google Cloud Plataform (GCP) é um dos maiores serviços de nuvem do mundo e conhecido pelos seus serviços de IA, dados e integração com outros...

Movido pela ideia de tornar o mundo um lugar melhor, alemão apresenta o robô humanoide 4NE-1

David Reger, o ‘jovem Elon’ alemão, quer vencer a corrida robótica na Europa e no mundo. Para ele, “o futuro é o que acreditamos que ele pode ser”. A terceira geração do robô humanoide 4NE-1 da NEURA Robotics, que será lançada em junho, pretende ser a...

Claro, FAPESP e USP vão investir mais de R$ 40 milhões em centro de pesquisa sobre 5G e IA generativa

Iniciativa envolverá mais de cem pesquisadores no desenvolvimento de soluções disruptivas em três áreas: Smart Cities, Indústria 4.0 e Agrotech. Agência FAPESP – A Claro, a FAPESP e a Universidade de São Paulo (USP) anunciaram hoje (30/04), durante o Web...