Um dos mais importantes eventos tecnológicos da Europa, o VivaTech irá completar 10 anos e já tem data: 17 a 20 de junho de 2026. Na última quinta-feira (18), foram destacados todos os melhores momentos do VivaTech 2025, acompanhe.

Sydney Majors @Viva Technology


A VivaTech 2025 recebeu um recorde de 180.000 participantes, aumentando quase 10% em relação ao ano passado. Com a presença de 14.000 startups, o evento fervilhava de inovação em mais de 30 setores, da mobilidade à tecnologia da saúde. O Canadá ganhou destaque como País do Ano, trazendo uma delegação poderosa de mais de 170 empresas e organizações líderes em IA e tecnologia. Falando em IA, o país roubou a cena com um aumento de 40% no número de expositores.

O alcance internacional da VivaTech também cresceu, com participantes de 171 nacionalidades, expositores de mais de 120 países e mais de 50 pavilhões nacionais — um aumento de 20% em relação a 2024. Com mais de 3.600 investidores de alto nível e impressionantes 640.000 conexões comerciais feitas, a VivaTech 2025 foi mais ousada, mais inteligente e mais conectada do que nunca.

Momentos de queda do microfone

Mais de 450 palestrantes renomados subiram ao palco da VivaTech 2025, compartilhando ideias ousadas e impacto real. Em seu discurso principal, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, destacou a transição da Europa de consumidora para produtora na economia da IA ​​e anunciou importantes parcerias com líderes de telecomunicações como Orange, Telefónica e Swisscom para desenvolver infraestrutura de IA em toda a Europa. “A Europa agora despertou para a importância de construir infraestrutura de IA”, disse ele.

Essa mudança de consumidor para produtor foi repetida por Arthur Mensch, CEO da Mistral AI, que recentemente firmou uma parceria com a NVIDIA para desenvolver uma nuvem dedicada à IA na Europa. “Passamos do treinamento de modelos para a construção de produtos — e agora, para o gerenciamento de infraestrutura. É um próximo passo crucial para a Europa”, explicou.

Em conversa com Huang e Mensch, o presidente francês, Emmanuel Macron, reforçou a importância cultural e estratégica do investimento em IA na Europa. “Trata-se da nossa inteligência, do nosso cérebro, da nossa cultura e da nossa história — e queremos preservar essa diversidade”, disse ele.

O VivaTech 2025 também contou com sessões mais específicas sobre o papel preciso da IA ​​em todos os setores. Falando sobre o papel da IA ​​no processo de descoberta e desenvolvimento de medicamentos, Mathilda Strom, COO fundadora da Bioptimus, disse : “A IA nos permite fazer as coisas muito mais rápido, em uma escala muito maior, revelando insights que antes não eram possíveis.”

Enquanto isso, Vanessa Wyche, Administradora Associada Interina da NASA, enfatizou o papel crítico da tecnologia espacial na abordagem dos desafios globais, observando que “o espaço é crucial para a ciência. As mudanças climáticas, por exemplo, só podem ser monitoradas adequadamente do espaço. Dos 50 parâmetros usados ​​para caracterizar as mudanças climáticas, 25 vêm de satélites.”

O Círculo dos Vencedores

O VivaTech 2025 destacou a inovação com propósito por meio de uma série de prêmios e desafios empreendedores, culminando na Cerimônia de Premiação Global. Hélène Briand, cofundadora e CTO da Verley, foi reconhecida no principal Female Founder Challenge, que apoia startups lideradas por mulheres que desafiam os limites da tecnologia. O Prêmio Tech for Change foi concedido a Adrienne de Malleray e sua empresa Genesis, homenageadas por usar a inovação para promover a agricultura regenerativa.

Talentos emergentes subiram ao palco no Next Startupper Challenge, onde a Greeny Solutions, de Zied Madini, se destacou por suas soluções para agricultura indoor. No continente africano, o AfricaTech Awards destacou a crescente influência da região em tecnologia. Entre quase 500 inscrições, três startups se destacaram: Plentify em GreenTech, Zeeh Africa em E-commerce e FinTech e Reme-D.Inc em HealthTech, que também conquistou o prêmio geral por seu trabalho inovador na área da saúde. Já a Chipiron foi eleita Inovação do Ano, aclamada por suas tecnologias de ressonância magnética escaláveis.

Até o ano que vem!

Com recordes quebrados e inovação global em plena exibição, a VivaTech 2025 estabeleceu um novo padrão ousado. De avanços em IA a fundadores emergentes, a edição deste ano refletiu o papel crescente que Paris desempenha na formação do cenário tecnológico global.

Nunca é cedo demais para olhar para o futuro. Marque na sua agenda de 17 a 20 de junho de 2026 e participe do décimo aniversário da VivaTech.


Destaque – Foto: VivaTech / Divulgação


Leia outras matérias desta editoria

Nestlé e IBM se unem para criar e qualificar as embalagens do futuro com IA

O anúncio foi feito no dia 3 e a união visa desenvolver embalagens inteligentes para proteção e conservação dos alimentos. A Nestlé R&D firmou parceria com a IBM Research para desenvolver novas ferramentas que alavancam o poder da Inteligência...

Plataforma de anatomia feminina, pele e raça 3D mais avançada do mundo, assista

Lançada em janeiro de 2022, a Complete Anatomy recebeu atualizações para personalização de pele e representação racial. Em julho de 2022, meses depois do lançamento do primeiro modelo de anatomia feminina 3D do mundo, a BBC afirmava que os estudantes de...

VivaTech: o futuro da inteligência artificial em progressão

No maior evento de inovação na Europa, Jensen Huang, CEO da Nvidia, descreve um cenário no qual fábricas, robôs e sistemas industriais serão desenvolvidos e testados digitalmente antes de entrarem em operação. Heitor Shimizu, de Paris | Agência FAPESP...

VivaTech 2025 bate recorde com a maior edição dos últimos nove anos

Um dos mais importantes eventos tecnológicos da Europa, o VivaTech irá completar 10 anos e já tem data: 17 a 20 de junho de 2026. Na última quinta-feira (18), foram destacados todos os melhores momentos do VivaTech 2025, acompanhe. Sydney Majors @Viva...

Google Cloud falha e afeta vários serviços com impacto global

O problema durou cerca de três e com isso as plataformas de empresas, o drive, gmail e agenda foram afetados. O Google Cloud Plataform (GCP) é um dos maiores serviços de nuvem do mundo e conhecido pelos seus serviços de IA, dados e integração com outros...

Movido pela ideia de tornar o mundo um lugar melhor, alemão apresenta o robô humanoide 4NE-1

David Reger, o ‘jovem Elon’ alemão, quer vencer a corrida robótica na Europa e no mundo. Para ele, “o futuro é o que acreditamos que ele pode ser”. A terceira geração do robô humanoide 4NE-1 da NEURA Robotics, que será lançada em junho, pretende ser a...

Claro, FAPESP e USP vão investir mais de R$ 40 milhões em centro de pesquisa sobre 5G e IA generativa

Iniciativa envolverá mais de cem pesquisadores no desenvolvimento de soluções disruptivas em três áreas: Smart Cities, Indústria 4.0 e Agrotech. Agência FAPESP – A Claro, a FAPESP e a Universidade de São Paulo (USP) anunciaram hoje (30/04), durante o Web...