David Reger, o ‘jovem Elon’ alemão, quer vencer a corrida robótica na Europa e no mundo. Para ele, “o futuro é o que acreditamos que ele pode ser”.


A terceira geração do robô humanoide 4NE-1 da NEURA Robotics, que será lançada em junho, pretende ser a melhor do mercado. Até quando não é possível saber, pois a competição é acirrada. “Os robôs não estão presos no metaverso, mas podem assumir tarefas muito reais na vida cotidiana e tornar nossas vidas mais fáceis.”

David Reger, fundador e CEO da NEURA Robotics, startup criada em 2019, que em cinco anos se transformou em uma das mais expressivas da Europa. No ano passado, dobrou o número de funcionários e a equipe já conta com mais de 300 colaboradores, alcançando um crescimento de 10 vezes de sua receita. Sob sua liderança, já garantiu uma impressionante carteira de pedidos de € 1 bilhão.

A empresa está sediada em Metzingen, Alemanha, país onde às vezes é chamado de “Jovem Elon Musk” pela imprensa. “Para mim, é algo positivo, não negativo”, disse ele à Sión Geschwindt da TNW em uma entrevista, sem se importar com o apelido, afirmando que admira o bilionário americano.

 

David Reger e o 4NE-1. Imagem: NEURA Robotics

 

O segredo está na ‘pele’ do robô humanoide

Uma das qualidades que Reger parece compartilhar com Musk é a rapidez, e o lançamento da terceira geração do robô cognitivo e humanoide 4NE-1 pretende trazer isso na ‘pele’.

Com acesso a uma ampla gama de tecnologias NVIDIA projetadas especificamente para o desenvolvimento de robôs de última geração, a NEURA Robotics incorpora a IA e enfatiza suas metas de promover a colaboração entre humanos e máquinas, estabelecendo novos padrões em inteligência, precisão e segurança. Nesse sentido, os robôs fabricados podem ver, ouvir e ter o sentido do tato.

Em entrevista a John Koetsier, colaborador da Forbes, em março deste ano, David disse que os robôs costumam ser lentos e a resposta para aumentar a velocidade com que reagem está na ‘pele’. A NEURA desenvolveu sensores exclusivos que antecipam o toque e podem calcular a pressão que exercem sobre determinados objetos, com precisão. “Então, você pode ter uma abordagem completamente diferente de como controlar o robô ao lado de um humano”, afirmou Reger.

 

 

5 milhões de robôs humanoides até 2030

A Europa ainda não é um grande fabricante de robôs humanoides. O relatório de Peter Diamandis sobre o tema revela que a maioria das empresas está nos EUA e na China. Em suas entrevistas, porém, Reger comenta sobre a Europa ser conhecida por fabricar carros, máquinas e tecnologias incríveis. Mas, para ele, a robótica também precisa ser inserida nesse contexto e diz que o velho continente precisa de seus próprios robôs humanoides.

Em janeiro deste ano, a imprensa alemã divulgou o financiamento de € 120 milhões à NEURA Robotics, completando um valor que supera € 185 milhões. Com isso, David pretende entregar até 5 milhões de robôs humanoides e cognitivos em todo o mundo até 2030. Em recente entrevista ao podcast The First, sobre o lançamento do 4NE-1, Reger disse que o humanoide da NEURA “deve ser o melhor robô do mercado”.

 

Apresentação do MiPA na OMR. Imagem: NEURA Robotics

 

MiPA: a caminho da vida cotidiana

Durante o Festival OMR, que ocorreu em Hamburgo entre os dias 6 e 7 de maio, considerado um dos maiores eventos de marketing online e indústria digital da Europa, a NEURA Robotics apresentou a nova geração do MiPA. A sigla significa “Meu assistente Pessoal Inteligente” (My intelligent Personal Assistant). Segundo a empresa, robótica cognitiva inteligente não se limitará mais a aplicações industriais, mas será diretamente sentida no cotidiano das pessoas e o novo robô será muito mais do que apenas um assistente doméstico.

“MiPA é um companheiro adaptável e flexível que utiliza IA e tecnologia de sensores para perceber o ambiente de forma independente, aprender coisas novas e tomar decisões de forma autônoma. De aspirar, arrumar a mesa a trocar camas em instituições de saúde, o robô será capaz de realizar tarefas que são fisicamente exaustivas ou irritantes para os humanos. Isso nos dará mais tempo para as coisas importantes da vida,” divulgou a empresa do visionário alemão durante a apresentação.

A prévia na OMR, se compatibiliza com os valores da empresa, de que a robótica cognitiva está pronta para sair do laboratório e entrar na vida cotidiana. O lançamento oficial do MiPA ocorrerá de 24 a 27 de junho de 2025 na Automatica, em Munique, uma das principais feiras internacionais de automação inteligente e robótica, que reúne todas as tecnologias-chave neste campo.

 

 


Destaque – Exibição do 4NE-1 em campanha publicitária outdoor. Imagem: NEURA Robotics


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