Sábado, 29 de julho de 2017 às 12h
Campanha visa esclarecer a população sobre a importância do aleitamento materno.
O Congresso Nacional sancionou recentemente a lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, instituindo agosto como o mês do aleitamento materno. A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), desde a sua fundação, realiza campanhas e ações de incentivo à amamentação, além de apoiar a doação e divulgar o trabalho dos bancos de leite materno.
O Agosto Dourado, como passa a ser chamado o mês do aleitamento materno, é uma oportunidade de reforçar o ato de amamentar e seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. “A lei fala da divulgação e da importância do tema. A amamentação traz inúmeros benefícios, não só naquele momento, mas continuamente, até a vida adulta como, por exemplo, diminuindo os riscos de diversas doenças. Faz toda a diferença promover a divulgação desse método de oferta à nutrição do bebê, que sem dúvida, é o melhor para a criança e para a nutriz”, salienta Claudio Barsanti, presidente da SPSP.
Barsanti enfatiza que é fundamental transmitir essas informações para a sociedade em geral, que por vezes acredita que o suplemento nutricional pode ser mais proveitoso. “O melhor leite para a criança é o materno, exceto quando há algum motivo clínico que impossibilite o aleitamento. A lei expõe este aspecto e a SPSP tem uma preocupação muito grande para que não existam dúvidas a esse respeito”, acrescenta. Entidades como a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Academia Americana de Pediatria e a própria SPSP recomendam o aleitamento materno exclusivo e em livre demanda até o sexto mês.
Leia mais sobre
MEDICINA&SAÚDE
Leia as últimas publicações