Domingo | 18 de dezembro, 2022

O aguerrido time argentino mereceu a vitória, apesar de ter cedido o empate depois de estar vencendo a partida por 2 x 0 contra a França.


A final da Copa do Mundo do Catar esteve a altura do maior evento mundial de futebol que aconteceu pela primeira vez no Oriente Médio. Normalmente realizado no mês de junho, o torneio foi transferido para o mês de novembro devido às altas temperaturas climáticas do país sede durante a metade do ano.

Semifinais

A Argentina se classificou para as seminais da Copa ganhando da Croácia por 3 x 0, seleção que havia derrotado o Brasil. O time do técnico Tite vencia a partida até os 26 minutos da prorrogação por 1 x 0, depois de um jogo dificílimo. Porém, de maneira infantil, a 4 minutos da classificação, mesmo em vantagem, tinha 7 jogadores no ataque quando a Croácia aproveitou um lance e empatou, para depois enviar os brasileiros para casa vencendo nos pênaltis. Ainda nas seminais, a França venceu o Marrocos por 2 x 0. A seleção marroquina, uma agradável surpresa, despachou os favoritos Espanha e Portugal, respectivamente nas oitavas e quartas de final. Pela disputa do 3º e 4º lugares, venceu a Croácia 2 x 1 Marrocos.

Finais

Num jogo memorável entre Argentina e França prevaleceu a marra, a manha e a catimba dos platinos. Mas antes de tudo é preciso valorizar o talento e a garra da Seleção comandada pelo técnico Lionel Scaloni. Em partida onde De Maria brilhou e a vontade de Lionel Messi se equiparou ao seu talento – o jogador de 35 anos combateu, dividiu, apanhou, cobrou pênaltis com maestria e ao final da partida ainda teve a sorte de marcar para o seu país.

 

Foto: Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 / divulgação

 

Merecedores

Qualquer um dos dois times se tornaria tricampeão mundial de futebol ao final do torneio, por merecimento e competência. Mesmo perdendo por 2 x 0 ao final do primeiro tempo da partida, a Seleção francesa do técnico e ex-jogador Didier Deschamps – que se juntou a Zagallo e Beckenbauer como os únicos na história a ganharem a Copa do Mundo como jogadores e como treinadores – chegou com tudo para o 2º tempo, empatou na raça e conseguiu levar o jogo para a prorrogação.

Resultado

Durante os 30 minutos a Argentina surpreendeu novamente com gol de Messi: 3 x 2. Mas quase no final da prorrogação, o juiz viu uma bola que bateu no braço do jogador argentino e deu pênalti. O craque francês Mbappé, que já havia feito um gol de pênalti na partida e outro golaço de primeira, marcou novamente a penalidade máxima, deixando tudo igual novamente: 3 x 3. Por fim, na cobrança dos pênaltis, os deuses do futebol decidiram dar a vitória à Seleção Argentina que comemorou merecidamente. Final: 4 x 2 para os argentinos, na cobrança de penalidades.


Destaque – Foto: Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 / divulgação