Quinta-feira | 24 de novembro, 2022

Destaque da página da FIFA World Cup Qatar 2022, Cafu deixa sua mensagem de otimismo e inspiração para o futebol e a vida. “A atividade física é importante independentemente da idade; para crianças, jovens, adolescentes, adultos, idosos, avôs, avós, mães e pais.”


Em seu FIFA Legends (Lendas da Fifa), a instituição máxima do futebol mundial trouxe em destaque na sua página da internet, nesta quinta-feira (24), dia de estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, o capitão da Seleção Brasileira e humanista Marcos Evangelista de Morais, conhecido mundialmente apenas como Cafu.

Poder do futebol

“Vivemos tempos incertos, repletos de conflitos e crises globais. O mundo está dividido. Graças ao poder do futebol, a FIFA World Cup™ derruba fronteiras e une as pessoas para celebrar o belo jogo.

O futebol une o mundo é um movimento global que inspira, une e se espalha através do futebol. FIFA Legends tem compartilhado suas histórias de como o futebol uniu seus respectivos países em tempos de incerteza. Após os primeiros dias de ação no Qatar 2022, Cafu nos fala sobre o poder do jogo para tornar o mundo um lugar melhor”.

Ídolo

Conforme divulgado, Cafu é o único jogador a ter disputado três finais de Copa do Mundo da FIFA. Ele estava do lado vencedor – depois de entrar como substituto do lesionado Jorginho no início do jogo – quando o Brasil venceu a Itália nos pênaltis em 1994, após um empate em 0 a 0. Em 1998, estava na final, quando o Brasil perdeu por 2 x 0 para a França. O prêmio veio em 2002, quando o capitão Cafu ergueu a taça ao ponto mais alto do campo perante milhões, na final em que o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 e conquistou o tetra. Em sua camiseta a inscrição “Jardim Irene”, bairro humilde da zona sul de São Paulo.

 

 

Lenda

“Uma lenda da FIFA, ele somou um recorde de 142 partidas pelo Brasil e disputou 20 jogos da Copa do Mundo da FIFA, também um recorde para seu país,” computou a organização e também exaltou. “Desde que se aposentou, dedicou grande parte de seu tempo ao trabalho humanitário, na Itália, em Moçambique e no Sertão, semiárido do Nordeste brasileiro. Ao fazer isso, ele passou a apreciar a capacidade do futebol de transformar a vida das pessoas,” escreveu sobre o jogador brasileiro.

United World FIFA

“O futebol é uma das melhores ferramentas de inclusão social que existe no mundo. Se há algo que pode unir pessoas, culturas diferentes, é o futebol”, afirmou Cafu ao Futebol United World da FIFA. “O futebol tem poderes mágicos. Você pode ver que o mundo inteiro parou para assistir futebol, então temos que aproveitar isso. Graças ao trabalho humanitário que faço, posso ver o quanto o futebol pode trazer para as pessoas”, acrescentou. “Apenas nós que fazemos esse tipo de trabalho, de assistência social, sabemos o quanto o futebol pode transformar a vida das pessoas,” avaliou o craque.

#Bringthemoves

Uma das campanhas que está sendo realizada pela FIFA, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a #Bringthemoves, que visa levar os jovens a praticar mais exercícios. Com a inatividade se tornando um problema de saúde em todo o mundo, Cafu destacou a importância de todos praticarem algum esporte diariamente, independentemente da idade. “A atividade física é importante independentemente da idade; para crianças, jovens, adolescentes, adultos, idosos, avôs, avós, mães e pais”, disse ele. “Hoje as crianças estão cada vez mais preguiçosas na hora de praticar esporte. Esporte tem que ser uma coisa diária, todo mundo tem que colocar na agenda para praticar esporte, principalmente as crianças.”


Destaque – Foto: FIFA Legends / Divulgação