Março Mulher 2025 destaca o papel do Esporte Educacional na garantia das aprendizagens das meninas. Programação inclui palestras online e atividades nos CEUs para fomentar a equidade e a inclusão feminina na prática esportiva.


A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promove, ao longo do mês de março, o evento “Março Mulher 2025”, que tem como tema “Garantia do Direito de Aprendizagens das Meninas por Meio do Esporte Educacional”. A iniciativa visa fortalecer o papel das mulheres na prática esportiva e fomentar a reflexão sobre os desafios enfrentados para garantir sua inclusão no esporte e na sociedade.

A programação conta com palestras online e atividades nos CEUs, abordando diferentes aspectos da equidade de gênero na educação física e no esporte educacional. Confira as principais atividades:

Palestras e atividades online — Horário: 12h30 às 13h20

06/03 (quinta-feira): Abertura do Março Mulher e roda de conversa sobre como a Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME/SP) promove a convivência educacional por meio do Esporte Educacional.

Palestrantes: Taize Grotto de Oliveira (DIGP), Valéria Gil de Souza (DIESP), Amanda Fusco (DIESP).

13/03 (quinta-feira): “A importância do Esporte Educacional na Educação Física Escolar na busca pela equidade e inclusão feminina na Educação Pública de São Paulo.”

Convidada: Mariana Zuaneti Martins (Doutora em Educação Física e Professora da UFES)
Mediadoras: Carla Simone de Almeida Brito e Amanda Fusco (DIESP)

20/03 (quinta-feira): “Como fazer uma educação que garanta desenvolvimento integral, equidade e inclusão para todos os corpos femininos?”

Convidada: Anna Luiza de Castro (Doutora em Educação para a Ciência, coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade – COPED/SME)
Mediadoras: Valéria Gil de Souza e Mariana Cristina Lima Reis (DIESP)

27/03 (quinta-feira): “Práticas exitosas na Rede Municipal de Educação de São Paulo: por uma inclusão e equidade feminina por meio do Esporte Educacional.”

Convidados: Professores de Educação Física da RME/SP
Mediadoras: Valéria Gil de Souza e Mariana Cristina Lima Reis (DIESP).

Atividades nos CEUs

Além das palestras online, cada CEU organizará uma programação especial ao longo do mês de março, respeitando a especificidade de cada território. As atividades incluirão rodas de conversa, oficinas esportivas, vivências e eventos temáticos para fortalecer a inclusão feminina no esporte.


Destaque – Imagens: SME / Divulgação / +aloart / GI


Leia outras matérias desta editoria

Março Mulher 2025 – a importância do esporte no cotidiano feminino

Março Mulher 2025 destaca o papel do Esporte Educacional na garantia das aprendizagens das meninas. Programação inclui palestras online e atividades nos CEUs para fomentar a equidade e a inclusão feminina na prática esportiva. A Secretaria Municipal de...

Jogos Olímpicos de Paris 2024: brasileiros perdem na estreia do Judô

Eles enfrentaram adversários extremamente difíceis. Mas ainda há muitas lutas pela frente para os demais. No total são 13 atletas classificados para os jogos. Os brasileiros Natasha Ferreira (48kg) e Michel Augusto (60kg) foram os representantes do país na...

Fórmula 1: Hamilton diz que halo salvou seu pescoço no GP da Itália em Monza.

Segunda-feira | 13 de setembro, 2021 Falando com a mídia e comentando sobre o acidente com Versptappen entre as curvas 1 e 2, piloto britânico reconhece que o acessório salvou sua vida. Depois de fazer uma parada na volta 26 das 53 programadas para o GP de...

CDC Julio Botelho comemora conquista e campo renovado com partida dos veteranos do União Rio Branco

Discurso do Presidente do COI – Cerimônia de Encerramento Tóquio 2020

Domingo | 8 de agosto, 2021 Leia o discurso completo proferido pelo Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 hoje, 8 de agosto de 2021. Caros amigos olímpicos em...

Excesso de atividade física pode ser prejudicial, alerta médico

Orientação também é necessária para quem faz exercícios em casa.

Academias abrem na segunda com rígido protocolo

As academias de ginástica particulares e de clubes poderão reabrir suas portas nesta segunda-feira. Prefeitura, no entanto, impõe regras rígidas para evitar a propagação do coronavírus.