Publicação original em
Sexta-feira | 25 de outubro, 2013 – atualizado, sábado 4 de julho às 18h38
CERET – MEMÓRIA
Gerson Soares
As árvores, que nesta imagem vemos ainda em fase de crescimento, hoje atingiram dimensões tais, que frondosas exercem bucolismo e encanto às alamedas e o entorno do parque, cuja fundação incentivou o loteamento de uma gleba que pertencia à Associação Feminina Beneficente e Instrutiva, criada pela Educadora Anália Franco. Essa iniciativa, cercada de zelo pelas crianças pobres que assistia, incentivaria a construção dos edifícios de alto padrão que caracterizam o local conhecido hoje por Jardim Anália Franco. Com os recursos da venda dos lotes, entre outros, a associação mantinha suas obras assistenciais.

Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador (CERET) na época da sua inauguração em 1974. Rubens Pimentel, antigo morador e sócio nº 40 do clube, cedeu esta belíssima imagem para documentar suas lembranças em reportagem de Ana Lúcia Sorrentino Garé, no ano de 2002. O atual PET (Parque Esportivo dos Trabalhadores), chamava-se CERET e assim deve ser lembrado por muito tempo. As mudanças pelas quais passou foram várias e sua vasta área esteve sob o comando de sindicatos, governadores e prefeitos. Porém o parque jamais deixou de fazer parte da vida de muitos moradores que ali se exercitam, caminham, praticam esportes ou simplesmente reservam algumas horas para o lazer. Foto: acervo Gerson Soares / aloimage
Rubens Pimentel, nascido em 10 de fevereiro de 1942, muito colaborou com o início das atividades do CERET, sendo registrado como sócio número quarenta. O antigo morador orgulha-se de residir no mesmo endereço do bairro até hoje, exemplificando com esse perfil a maneira de ser do morador do Tatuapé, que raramente o troca por outro bairro da cidade.
Do lado de fora do parque, estacionados ao lado dos muros, tendo a lua e as estrelas por inspiração, muitos jovens paravam seus automóveis para namorar, formando filas de carros. Após o início das construções e a expansão imobiliária essa prática foi abandonada, mas o parque continua sendo um local aprazível para muita gente.
Da obra Memórias do Tatuapé | IX Edição Histórica | Dezembro/2012 | Editor: Alô São Paulo | Foto: Acervo Gerson Soares / aloimage | Título original: Fundação do CERET incentivou a criação do Jardim Anália Franco

Clube Atlético Paulista em campo existente por volta de 1950, entre o final da Rua Tuiuti e Rua Coelho Lisboa, no bairro do Tatuapé. Foto: © Acervo Alô Tatuapé / doada pelo morador
Leia mais sobre
TATUAPÉ ANTIGO
Leia as últimas publicações
Meu tio, ex-vereador Abel Ferreira participou da pedra fundamental do Ceret em 1974. Hoje ele é nome de Avenina no bairro da Água Rasa. Av. Vereador Abel Ferreira. Vie dos Boleiros da Água Rasa. Tenho fotos desse evento.
Waldevir, seja bem-vindo. Esta é uma agradável surpresa. Gostaria de encontrar o senhor para uma entrevista. Aguardo sua resposta.