Segunda-feira | 20 de maio, 2019 | 17h45

 

Projeto da fachada do Museu do Ipiranga após restauração. Foto: Divulgação/Museu Paulista


A colaboração de 13 empresas viabiliza projeto de restauração, que devolverá à sociedade um museu mais dinâmico, moderno e acessível.

Foram anunciadas no dia 17 de maio, as dez novas empresas patrocinadoras das obras de revitalização e modernização do edifício-monumento do Museu do Ipiranga. São elas: Banco do Brasil, Banco Safra, Bradesco, Caixa, Caterpillar, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Cosan, EMS, Honda e Vale.

Ao todo, somando-se também os recursos das três empresas que já haviam firmado o compromisso com a reforma em março deste ano – EDP, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Instituto Itaú Cultural – o investimento chegará a R$ 160 milhões, valor estimado para toda a obra de restauração.

 

Saguão. Foto: Divulgação/Museu Paulista

 

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em São Paulo.

“Hoje celebramos o maior volume de incentivo já feito na história da cultura brasileira”, destacou o governador de São Paulo, João Doria. Segundo ele, além dos 13 parceiros que formalizaram o patrocínio, ainda há cinco empresas que devem aderir ao projeto.

Recursos complementares

De acordo com o governador, esses recursos complementares, estimados em R$ 30 milhões, serão destinados para recuperação dos jardins, das fontes e do Monumento do Parque da Independência, no entorno do museu, além da modernização dos sistemas de iluminação e de segurança do edifício-monumento. A Sabesp também se comprometeu a recuperar o Córrego do Ipiranga.

“Este não é um projeto de governo, mas sim um projeto de Estado. O Estado de São Paulo está envolvido e empenhado em devolver para a visitação pública uma parte da história brasileira, a memória viva de nosso país. Devolveremos à sociedade um novo museu, dinâmico, moderno e acessível”, considerou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O reitor também anunciou a seleção da empresa Setec Hidrobrasileira, que fará o gerenciamento da execução do projeto.

 

(E/D) O reitor Vahan Agopyan; o secretário Sérgio Sá Leitão; o governador João Doria; o vice-governador Rodrigo Garcia; e o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

 

Também participaram da coletiva o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão; o secretário de Governo e vice-governador, Rodrigo Garcia; e o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz.

No final do evento, os representantes das empresas receberam um certificado de patrocínio do projeto.

 

No evento, foi descerrado um painel com os logotipos das empresas patrocinadoras. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

 

Museu do Ipiranga

O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da história do Brasil e paulista. Em 1963, o museu foi integrado à Universidade de São Paulo e tornou-se uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da história.

Em 2013, o edifício-monumento foi fechado à visitação. As coleções do acervo e os laboratórios foram transferidos para imóveis alugados e especialmente adaptados para esse fim.

Além da adequação às normativas atuais de infraestrutura, acessibilidade, segurança e sustentabilidade, com a reforma, o edifício será ampliado em quatro mil metros quadrados. A nova área proporcionará a melhoria dos acessos e fluxos, acolhimento do público e novas facilidades, como área de exposições temporárias, auditório, salas para ações educativas, café e loja.

A obra deverá ter início no último trimestre deste ano, com duração prevista de 30 meses. A reinauguração está programada para 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

 

Veja como ficará o Museu do Ipiranga. Fotos: Divulgação/Museu Paulista

 


Fonte: Jornal da USP

Sabesp, Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo, prometem despoluição do Córrego Ipiranga para o bicentenário da Independência em 2022. Foto: Ciete Silvério/A2img

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações