Objetivo é oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs. São 17 polos nos CEUs que disponibilizarão a modalidade MTEC com habilitação em Administração, Logística, Eventos, Recursos Humanos, Marketing e Serviços Jurídicos.


Uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o Centro Paula Souza (CPS) permite que os Centros Educacionais Unificados (CEUs) sejam polos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) com cursos técnicos gratuitos. Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de SP anunciou a ampliação da parceria para oferta da modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico (MTec) com habilitação em Administração, Logística, Eventos, Recursos Humanos, Marketing e Serviços Jurídicos em 17 polos do CEUs espalhados pela cidade.

Essa modalidade é voltada para os estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. Ao completar o curso, além de ter concluído o Ensino Médio, o estudante receberá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da educação superior. A matriz curricular inclui componentes curriculares voltados à formação técnica e profissional, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho. As aulas acontecem de maneira presencial em meio período (noturno).

A oferta do MTEC acontece nos polos dos CEUs Jardim Paulistano, Três Pontes, Tiquatira, Pêra Marmelo, Aricanduva, Perus, Butantã, Parque Bristol, Jaguaré, São Miguel, Parque Anhanguera, Navegantes, Vila Rubi, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Três Lagos e Jambeiro. Atualmente são 48 polos em todas as regiões da cidade, sendo 47 CEUs e a EMEFM Prof. Derville Allegretti, com cursos técnicos modulares gratuitos.

O convênio do Governo do Estado com a Prefeitura de São Paulo funciona no modelo de classe descentralizada, em que o Centro Paula Souza cria novas turmas, aproveitando a infraestrutura existente. Cada CEU trabalha em conjunto com uma Etec, que é responsável pelos cursos, fornece os professores, a equipe de apoio e a certificação dos estudantes. Já a SME disponibiliza a infraestrutura e a alimentação. O processo seletivo para ingressar nos cursos modulares é realizado por vestibulinho, que acontece semestralmente (junho e dezembro).

No primeiro ano da parceria eram apenas 10 CEUs e 1.260 vagas. Atualmente são mais de 3 mil alunos matriculados nos 48 polos. Em mais de 10 anos da parceria entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura de São Paulo foram ofertadas mais de 40 mil vagas para o ensino técnico nos CEUs.

“Estamos ampliando e fortalecendo ainda mais essa parceria que está transformando a realidade dos estudantes com oportunidades de qualificação. Além da Rede Uniceu, que oferece cursos de graduação, estamos promovendo novas oportunidades para garantir o acesso à formação e qualificação profissional para todas as idades”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

“Nós sabemos o quanto o jovem da periferia tem necessidade de conseguir um bom emprego e poder ajudar suas famílias” , afirma o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias. “Com a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos CEUs, estamos garantindo ao estudante o acesso a uma educação básica de qualidade, e ao mesmo tempo, a oportunidade de aprender uma profissão em nível técnico com alto índice de empregabilidade”, destaca.

Confira os 47 CEUs com polos das Etecs: Parque Bristol, Butantã, Quinta do Sol, Parque Anhanguera, Lajeado, Jambeiro, Capão Redondo, Cantos do Amanhecer, Três Lagos, Jaguaré, Jaçanã, Caminho do Mar, Parque Veredas, Inácio Monteiro, Vila Curuçá, Sapopemba, São Rafael, Aricanduva, Alto Alegre, São Mateus, Alvarenga, Parelheiros, Meninos, Azul da Cor do Mar, Parque São Carlos, Vila do Sol, Feitiço da Vila, Guarapiranga, Perus, Vila Rubi, Cidade Dutra, Vila Atlântica, Casa Blanca, Campo Limpo, Formosa, Heliópolis, Jardim Paulistano, Navegantes, Paraisópolis, Paz, Rosa da China, Tiquatira, Três Pontes, Uirapuru, Pêra Marmelo, Água Azul e São Miguel.

EducaVest

Para complementar as aprendizagens e ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Médio nas Instituições de Ensino Técnico como as Etecs, a Secretaria Municipal de Educação de criou o EducaVest-SP, um cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado aos estudantes que estão no 9º ano e na última etapa da Educação de Jovens e Adultos em escolas da Rede Municipal de Ensino.

A iniciativa começou como um projeto piloto no ano passado com 12 polos e surgiu como resposta a uma demanda apresentada no 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis em 2023, com o objetivo de complementar o ensino regular e ampliar o acesso a instituições de ensino técnico.

A grade é composta por 15 horas-aula, sendo: 3 aulas de Língua Portuguesa, 3 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Natureza e 6 de Matemática. Cada hora-aula tem duração de 45 minutos, além de visitas a instituições com Ensino Médio Integrado ao Técnico. No último ano, 57 estudantes que participaram do EducaVest foram aprovados nas Etecs, sendo que 7 estudantes ficaram em primeiro lugar na classificação.

Com o sucesso da iniciativa, a Prefeitura de São Paulo ampliou o número de polos para 32, todos localizados em Centros Educacionais Unificados (CEUs), permitindo que mais estudantes tenham acesso à preparação para os processos seletivos das Etecs e outras instituições. Interessados podem efetuar inscrição nos Polos de Formação dos CEUs.


Destaque – Imagem: aloart / GI


Leia outras matérias desta editoria

Ano letivo 2026 em SP: veja o que muda nas escolas estaduais

O ano letivo de 2026 na rede estadual de São Paulo começa na próxima segunda-feira (2), com o retorno de cerca de 3,1 milhões de estudantes a mais de 5 mil escolas. A Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) anunciou mudanças voltadas à melhoria da...

Educação de Jovens e Adultos: Como se inscrever na EJA durante todo o ano

Inscrições podem ser feitas ao longo de todo o ano para pessoas com 15 anos ou mais. O início de um novo ano representa uma nova oportunidade para retomar os estudos, reorganizar a rotina e ampliar possibilidades pessoais e profissionais. Pensando nisso, a...

São Paulo registra recorde na alfabetização infantil com Alfabetiza Juntos

Alfabetiza Juntos SP 2025: 330 mil crianças até 7 anos sabem ler e escrever, e pré-leitura crítica cai. O número de alunos nos níveis mais críticos de pré-leitura caiu de 26% em 2023 para 7% em 2025. Pela primeira vez, os 645 municípios de São Paulo...

Material escolar e uniformes: Prefeitura disponibiliza novo lote de créditos

Famílias com cadastro atualizado até o dia 9 de janeiro podem utilizar os créditos nas lojas credenciadas. A Prefeitura informa que um novo lote de créditos para aquisição de material e uniforme para os estudantes da Rede Municipal de Ensino da capital...

Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 4 de fevereiro

Calendário com principais datas para organização pedagógico foi divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Para garantir o planejamento pedagógico e organização escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou o calendário de...

Plataforma ajuda estudantes a avaliar chances no Sisu

Lançada pelo ENEM Action, nova Calculadora do Sisu ajuda a planejar a candidatura para graduação com mais precisão. Como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil — seja em instituições públicas ou privadas — o Exame Nacional do...

Bilhete Único Escolar 2026: solicitações já podem ser feitas

Estudantes devem consultar o site da SPTrans para verificar se as matrículas já foram enviadas. Desde o dia 6 de janeiro, já é possível solicitar o Bilhete Único de Estudante para o ano letivo de 2026 exclusivamente pelo Portal do DNE. Para fazer o pedido...