Quinta-feira, 3 de maio de 2018 às 12h01


Em sua primeira experiência nessa modalidade, nada melhor do que o ilusionista e cineasta francês que revolucionou técnicas cinematográficas e de efeitos visuais.

Nesta quinta-feira (3), o Google publica seu primeiro Doodle em realidade virtual. O homenageado não poderia ter sido melhor escolhido. Nos seus filmes mais famosos, datados de 1902 e 1904, Georges Méliès já sonhava com efeitos especiais e visuais, colocando-os da melhor maneira que encontrou, há 116 anos, num cinema black & white and silent, ou seja, sem som e em preto e branco. Mesmo assim, sua genialidade ainda é lembrada pela influência no cinema de ficção científica.

 

"De volta para a Lua": Google homenageia Georges Méliès com seu primeiro Doodle em realidade virtual. Imagem: Google / reprodução

 

O ilusionista Méliès nasceu na Paris de 1861, onde, assim como em outras capitais da Europa brotavam invenções que iriam mudar o mundo, ao qual desembarcou no dia 8 de dezembro e anos depois ganharia a alcunha de “mágico do cinema”. Le voyage dans la lune (Viagem à Lua), filme apresentado por ele em 1902, é um marco do cinema, no qual o público se prendia a viagens de fantasias e surreais.

Na página criada pelas equipes do Google e a Cinémathèque Française, o internauta também poderá viajar com as belas imagens em todos os ângulos dos 360º, acionando o mouse ou a tela dos smarts e tablets. Também é possível fazer o download do app Google Spotlight Stories e divertir-se. Se preferir, acesse aqui a página do Google e descubra outras novidades.

Duke Kahanamoku, Waikiki, 1910. Foto: By A. R. Gurrey, Jr. / Wikimedia Commons

Leia mais sobre
DOODLE

 

Leia as últimas publicações