Em novembro do ano passado, o Business Insider (BI) informava que a OpenAI estava tentando atrair funcionários de IA (inteligência artificial) do Google com milhões de dólares e pacotes de ações que lhes renderiam aumentos significativos. Além disso, “recursos de tecnologia de ponta, incluindo chips aceleradores de IA para realizar testes”, também escreveu o The Information.


De acordo com o BI, a empresa que criou o ChatGPT, já havia contratado pelo menos 93 ex-funcionários do Google e da Meta, conforme dados da LeadGenius e Punks & Pinstripes. “Uma lista de empregos para um engenheiro de pesquisa da equipe de superalinhamento da OpenAI mostra uma faixa salarial anual entre US$ 245.000 e US$ 450.000 e afirma que sua remuneração total inclui ‘patrimônio generoso’ e outros benefícios,” publicou o BI.

Um rival à altura?

Agora a OpenAI está desenvolvendo um mecanismo de busca para concorrer com o Google. Essa nova ferramenta poderá utilizar a estrutura do Bing da Microsoft, em uma parceria estratégica. “A iniciativa da OpenAI não é surpreendente, já que a empresa possui um rastreador web, o GPTBot, e os usuários do ChatGPT Plus podem usar o ‘Browse with Bing’ para fazer buscas. No entanto, desafiar o domínio do Google no mercado de busca é uma tarefa monumental,” afirmou a Conversion.

Métricas

Levantamento do Conversion noticiou, ainda em fevereiro, com os números das duas companhias que travam uma batalha tecnológica. “Em dezembro, o Google recebeu cerca de 84,2 bilhões de visitas, enquanto o ChatGPT, 1,6 bilhão, segundo a The Information. O potencial de um novo mecanismo de busca que supere o Google é motivo de ceticismo. Muitos concorrentes foram anunciados como os próximos “assassinos do Google” (Bing, Yahoo, Baidu…), mas não chegaram nem perto.”

Opinião do consumidor

“A verdade é que o Google é uma parte tão integrada da vida das pessoas que desbancá-lo vai ser uma missão quase impossível”, disse Julia Teixeira, do time de Novos Negócios da Conversion. E acrescentou: “mas acho importante ter concorrentes à altura, para incentivar o Google a continuar inovando e melhorando seus serviços”.


Destaque – Imagens: Google / Pete Linforth por Pixabay / +aloart


Publicação:
Domingo | 3 de março, 2024