Publicado em 30 de outubro de 2013

Linha 15-Prata do Metrô vai ligar as estações Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta quarta-feira, 30, o trem que vai circular no primeiro monotrilho do Brasil. O trem, da Linha 15-Prata do Metrô, vai ligar as estações Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes.

O primeiro monotrilho no Brasil também é o de maior capacidade do mundo, podendo transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido (capacidade projetada). Essa capacidade será alcançada graças ao sistema automático de controle de tráfego, que permite um intervalo de circulação entre trens de até 75 segundos.

 

Primeiro trem que vai circular na Linha 15-Prata do Metrô, o primeiro monotrilho do Brasil. Foto: Edson Lopes / A2 Fotografia

Primeiro trem que vai circular na Linha 15-Prata do Metrô, o primeiro monotrilho do Brasil. Foto: Edson Lopes / A2 Fotografia

 

O governador elencou as características do novo trem. “Ele tira 15 ônibus da rua, transportando até 1.000 passageiros. É totalmente silencioso, elétrico e não poluente, é rápido, atingindo 80 quilômetros por hora, oferece conforto, segurança e alta tecnologia”. Alckmin informou que as estações serão inauguradas no início do ano que vem. “Nós esperamos em janeiro, daqui a 90 dias, inaugurar as duas primeiras estações, que são Vila Prudente e Oratório. E inaugurar a maior oficina de trens do Brasil, com 12 mil m².”

A composição é formada por sete carros, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura e capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros por viagem. Conta com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros (salão de passageiros contínuo), operação automática (sem a necessidade de operador no veículo, seguindo tendência mundial) e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real. São quatro portas por carro, duas em cada lateral.

Cada carro é feito em ligas de alumínio, com desenho inspirado no conceito construtivo de aeronaves, e equipado com motores de ímã permanente refrigerados a água, o que oferece mais potência e eficiência energética em comparação àqueles equipados com motores convencionais. Graças à relação de peso e potência, a composição pode atingir 80 quilômetros por hora.

O truque (eixo do trem com suas rodas) conta com dois pneus de carga, na vertical, que passam sobre a parte superior da viga do monotrilho. Outros seis pneus-guia ficam na horizontal, encostados à lateral da viga, proporcionando o equilíbrio necessário ao trem. A composição conta com 14 truques, dois em cada carro, totalizando 112 pneus.

Ao todo, a Linha 15-Prata vai operar com 54 trens, de Ipiranga a Cidade Tiradentes. Foto: Edson Lopes / A2 Fotografia

Ao todo, a Linha 15-Prata vai operar com 54 trens, de Ipiranga a Cidade Tiradentes. Foto: Edson Lopes / A2 Fotografia

Primeira fase da Linha 15-Prata

Com 2,9 km de extensão, o primeiro trecho da Linha 15-Prata é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório. A previsão é que este trecho seja entregue em operação em janeiro de 2014, com a visita controlada. A estimativa é que 13.300 passageiros utilizem o novo trecho diariamente.

O Pátio Oratório, para manobras, estacionamento e manutenção dos trens do monotrilho, está sendo construído em uma área de 90 mil m². Serão 25 mil m² de área construída, em 31 edificações que abrigarão os blocos de salas técnicas, subestações, áreas administrativas, centro de controle operacional e oficinas.

Desde o início do ano, operários trabalham na construção das edificações. No momento, acontece a implantação das vias e dos track switches (aparelhos que promovem a mudança de via) de entrada do pátio, que será acessado pelos trens do monotrilho por meio de alças de ligação próximas à Estação Oratório.

Ao todo, a Linha 15-Prata vai operar com 54 trens, do Ipiranga à Cidade Tiradentes. No primeiro trecho, que ligará Vila Prudente a Oratório, serão utilizadas quatro composições. Os trens estão em fabricação na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo.

Obras avançam

Posteriormente, a Linha 15-Prata seguirá de Oratório a São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. Neste trecho, 1.380 operários trabalham nas obras de fundações, pilares e capitéis da estrutura do monotrilho.

Outro trecho ligará São Mateus à Cidade Tiradentes, com 11,5 km e sete estações: Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.

A última etapa vai ligar o ramal da estação Vila Prudente à estação Ipiranga, integrando com a Linha 10-Turquesa da CPTM. Atualmente o prolongamento está na fase do projeto funcional e deve acrescentar mais 2,2 km e uma estação à linha.

Com investimento de R$ 6,4 bilhões, a linha completa terá 26,6 km de extensão, 18 estações e dois pátios de estacionamento de trens, com capacidade para 28 composições cada.

A Linha 15 permitirá a redução no tempo de viagem entre os bairros do Ipiranga e Cidade Tiradentes, das atuais duas horas para 50 minutos.

Fonte: Secretaria dos Transportes Metropolitanos
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