Domingo | 23 de julho, 2023

Continuando nossa viagem pelas ilhas gregas em particular as localizadas no Mar Jônico, a editoria mais aventureira do portal chega às ilhas Paxoi e Antipaxoi, também conhecidas como no título acima.


Paxos, eleita ‘Aldeia cultural da Europa’ em 2004, é a ilha ideal para quem planeja férias em um lugar tranquilo com habitantes acolhedores ao redor. Na paisagem belas praias, grutas subaquáticas, pequenas baías e colinas verdes que recebem os visitantes de forma encantadora. Segundo a lenda, a ilha seria a ponta mais ao sul de Corfu (ainda vamos conhecê-la nesta viagem), se o deus do mar, Poseidon, não a tivesse rompido com seu tridente quando precisava de um lugar digno dos deuses para viver seu amor com a nereida (ninfa marinha) Anfitrite, a deusa do mar.

 

Paxos. Foto: ©GNTO

 

Dentre o aglomerado de ilhotas rochosas do entorno de Paxos, a capital e principal porto é Gaios. O lugar é uma charmosa vila portuária separada da pequena ilha de Agios Nikolaos (São Nicolau) por um estreito canal, exibindo uma das mais belas paisagens portuárias na Grécia. A vila leva o nome de um dos discípulos do apóstolo Paulo, São Gaio, que trouxe o cristianismo para a ilha.

 

Paxos. Foto: ©GNTO

 

Diversão

Alguns dos locais para serem visitados são: o castelo veneziano de Agios Nikolaos, a casa do governador inglês, Museu do Paxi, igrejas e capelas. As pitorescas aldeias de Loggos, Lakka e Ozias, escondidas entre pinheiros e oliveiras também são imperdíveis. Nas áreas de Ozias, Yana e Glyfada, há fontes termais sulfurosas usadas para tratamentos. Inúmeras praias deslumbrantes esperam os viajantes e os convidam ao mergulho entre cavernas e naufrágios, além de caminhadas pelas trilhas com vastos olivais da costa. Em Magazia, visite o Museu do Azeite, outrora um lagar tradicional.

Festival de Verão

Se tiver tempo, visite todas as 40 cavernas marinhas com suas majestosas cúpulas na costa sul da ilha e passe por outras trilhas antigas, como o Mousmoúli-Porto Oziás e o Manessatika-Ypapanti. Paxos se orgulha dos seus dois festivais de música clássica, promovidos no início e final do verão, quando a ilha recebe solistas gregos e estrangeiros de fama internacional. Em julho é realizado o tradicional festival “Água e Azeite” dedicado à música folclórica. Durante a festa, os visitantes podem ‘provar’ os costumes tradicionais, como o pão embebido em água, as azeitonas, as cebolas, as batatas cozidas e o vinho.

 

Antipaxos. Foto: ©GNTO

 

Antipaxos

Apesar de ser uma ilha pequena, é dotada de uma beleza ímpar. A ilha de Antipaxos, cujo nome significa, literalmente, o “oposto a Paxos”, fica a apenas 3 milhas náuticas do porto de Gaios. Antipaxos é famosa pelas praias, entre as quais Voutoúmi, com suas exóticas águas azul-turquesa, considerada uma das mais belas do mundo. A produção do vinho é destaque, assim como o mundialmente famoso “Mavrodaphne”, que além dos métodos tradicionais de produção de vinhos de alta qualidade e outras variedades gregas, utiliza cultivos biológicos aprimorados transformando o vinho local em um produto de alto valor nutricional.

 

Antipaxos. Foto: ©GNTO

 


Destaque – Antipaxos. Foto: ©GNTO