Ao todo, 89 pessoas foram atingidas, 41 delas levadas a hospitais, sem registros de vítimas graves, e receberam alta nos dias seguintes.
Durante a chegada dos participantes da Caminhada pela Liberdade, um incidente com um raio se destacou nas transmissões da mídia nacional. O temporal atingiu a Praça do Cruzeiro, em Brasília, onde cerca de 18 mil pessoas acompanhavam a mobilização.
A caminhada, liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), percorreu aproximadamente 255 quilômetros em sete dias, segundo ele, com manifestantes se mobilizando por temas como justiça e combate à corrupção. Apesar da relevância do movimento, parte da cobertura jornalística deu maior atenção à descarga elétrica ocorrida no local.
Após o encerramento da manifestação, o deputado foi ao Hospital de Base do Distrito Federal, para onde foram levadas 27 pessoas atingidas pelo raio que caiu durante a manifestação na Praça do Cruzeiro em Brasília. Nikolas esclareceu que até aquele momento não havia nenhuma vítima grave, apenas duas pessoas estavam sendo monitoradas. Todas tiveram alta no dia 26. No total, foram 89 atingidos pela descarga elétrica, sendo 41 levadas a hospitais, 14 delas levadas ao Hospital Regional da Asa Norte. Onde a maioria teve alta médica.
Notícia do raio sobressai à própria manifestação
“É muito interessante que eu não vi muitos de vocês na caminhada durante sete dias e agora, quando acontece um incidente natural, aí esses aparecem”, disse aos jornalistas. “Para ser muito correto, tirando o SBT que esteve, tirando o Metrópoles também que esteve, os outros demais lamento, isso aí é para vocês”, falou sobre a falta de cobertura para a Caminhada, mas a prontidão para relatar o incidente com o raio.
Nikolas, portanto, chamou a atenção para o fato de que o fenômeno natural ocorrido ganhou mais notoriedade na imprensa do que o movimento pela Liberdade e Justiça no país.
“É muito previsível o que essa parte da mídia faz porque, no fim das contas, é querer tentar destruir e manchar a imagem de um movimento que foi, sendo sincero, pra mim, muito bonito. Muitos querem reduzir a narrativa dizendo que a marcha era para uma pessoa somente ou que a caminhada era só para isso, sendo que o objetivo foi conquistado, as pessoas estão acordadas e eu espero que elas tenham acordado exatamente para esse tipo de narrativa que é para tentar desgastar nossa imagem, já que eles não conseguem achar um contrato meu ali com o banco Master, achar dinheiro na minha cueca, achar uma mesadinha como o filho do Lula recebe, aí precisam inventar narrativas. Graças a Deus, o povo brasileiro hoje deu um recado muito claro. Estou muito feliz por hoje, findamos com um saldo muito bom de que o Brasil acordou!”
Destaque – Coletiva de imprensa no Hospital de Base de Brasília, após incidente com descarga elétrica na Praça do Cruzeiro.
Crédito: Reprodução / Instagram / @nikolasferreiradm



