Domingo | 30 de outubro, 2022

Consumo deste ano de Copa do Mundo fora de época e compras de Natal em coincidência, leva euforia ao e-commerce. Mas é preciso estar pronto para atender o público. Segundo pesquisa do Mercado Pago, consumidor deve antecipar as compras.


A Black Friday, programada para o dia 25 de novembro, já agita os marketplaces e o consumo. De olho nisso, o Mercado Pago, Mercado Livre e Mercado Ads fizeram levantamentos tão inéditos quanto a coincidência das datas de maior movimento de vendas: Black Friday, Natal e Copa do Mundo que começa no próximo dia 20 de novembro.

Nesse sentido foi feito um mapeamento com foco no mundial de futebol que acontece no Qatar, que indicou:
:: 47% das pessoas irão comprar TV ou celular;
:: 34% irão comprar cerveja e picanha;
:: 28% irão comprar camisa da seleção + vuvuzela;
:: 36% outros itens relacionados à Copa do Mundo;
:: 22% nenhum item com foco no mundial.

Pesquisa

Segundo a pesquisa inédita produzida com mais de 10,5 mil usuários do #BancoDigital do marketplace mais lembrado do país, este ano a Black Friday será marcada pelo planejamento financeiro dos brasileiros e 80% dos participantes disseram que pretendem gastar até R$ 2 mil. Por faixa etária, a intenção de consumo aponta as categorias de maior interesse:
:: Moda – 18 a 29 anos
:: Tecnologia – 30 a 44 anos
:: Eletrodomésticos – 30 a 65 anos
:: Beleza e cuidado pessoal – 18 a 29 anos

Comportamento do consumidor

Pensando em comprar mais, 85% sinalizaram que irão parcelar suas compras, a maioria em até 6 vezes. Isso mostra o cuidado em organizar a vida financeira para aproveitar as ofertas, sem perder as parcelas de vista. Para aproveitar as promoções de fim de ano, 68% dos brasileiros pretendem se programar para antecipar as compras para o Natal na Black Friday 2022. O levantamento também destaca que a credibilidade na data avançou e 71% dos entrevistados querem mais descontos do que no ano passado.

Meios de pagamento

Para o diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago, Daniel Davanço, “todos os resultados indicam que a frase do momento para essa Black Friday é: planejamento financeiro,” publicou no seu perfil do Linkedin. “De acordo com a pesquisa, o principal meio de pagamento será o cartão de crédito. No entanto, o Pix vem ganhando muita relevância, sendo que 19% das pessoas irão usar esse meio neste ano.” Em 20221 foram apenas 12%.

Black Friday diferente

“Teremos em 2022 uma Black Friday completamente diferente de todas, com um mundial de futebol acontecendo junto a data mais importantes do varejo. Segundo dados de Mercado Ads, 80% dos nossos usuários pretendem comprar online na data. Neste cenário, estamos falando agora de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday”, disse Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.


A pesquisa foi feita em parceria com o Instituto Ipsos, mesclando dados coletados em julho de 2022 e dados internos do Mercado Livre, de 22 a 28 de novembro de 2021.


Com informações do Mercado Pago, InfoMoney e E-commerce Brasil


Destaque – Imagem: Mercado Pago / Reprodução + aloart