Testes de abastecimento do foguete SLS e da espaçonave Orion avançam no Centro Espacial Kennedy; decisão sobre envio da tripulação será anunciada após resultados preliminares.
A NASA realizará uma coletiva de imprensa na terça-feira, 3 de fevereiro, para discutir os resultados preliminares do ensaio geral da missão Artemis II, conduzido em ambiente aquático. O teste envolve o abastecimento do foguete SLS e da espaçonave Orion com 700.000 galões de propelente na plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
O foguete e a Orion chegaram à plataforma em 17 de janeiro, e desde então os engenheiros realizam uma série de testes pré-lançamento. Caso sejam necessários ajustes adicionais, os equipamentos poderão retornar ao Edifício de Montagem de Veículos.
Os quatro astronautas da Artemis II estão em quarentena em Houston desde 21 de janeiro e poderão ser enviados ao centro espacial caso o ensaio geral seja bem-sucedido. Espera-se que eles cheguem à Flórida em aviões T-38 e participem de coletiva logo após o pouso.
O programa Artemis marca uma nova Era de exploração lunar, preparando o caminho para futuras missões tripuladas dos EUA na Lua e, eventualmente, em Marte.
Acompanhe ao vivo
Destaque – A Lua brilha sobre o SLS (Sistema de Lançamento Espacial) e a espaçonave Orion, no topo da plataforma de lançamento móvel, em 1º de fevereiro de 2026. O foguete está atualmente na Plataforma de Lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, enquanto as equipes se preparam para um ensaio geral na água, a fim de praticar os cronogramas e procedimentos para o lançamento da missão Artemis II. Crédito: NASA/Sam Lott



