Quinta-feira | 11 de maio, 2023

O contingente policial foi reunido pelo comando na tarde de ontem (10), em frente à entrada principal do CERET.


A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM), através da integração entre os Comandos de Policiamento de Áreas Metropolitanas (CPAM) 4, 9 e 11 esteve presente na região leste da Capital Paulista, sob o comando do Cel PM Caio Marcos, com um efetivo que envolveu um grande contingente de policiais militares – a operação ainda contou com a Polícia Civil e a Subprefeitura Mooca. Essa operação conjunta que está sendo desenvolvida em São Paulo é uma iniciativa importante para a segurança da população.

Objetivos

A Operação Impacto Força Paulistana, tem como finalidade saturar e criar visibilidade com base no Plano de Policiamento Inteligente da PM que também objetiva a concentração das forças policiais nos locais mais visados pelos criminosos, potencializar a redução dos indicadores criminais, coibindo e prevenindo delitos, assim como fortalecer as parcerias entre as comunidades locais e a Polícia Militar. No Tatuapé, o objetivo é aumentar a percepção de segurança das pessoas que residem e transitam na região.

Efetivo militar

A operação foi realizada, na zona leste da cidade, com cerca de 400 policiais militares – área pela qual os CPA/M-4, 9 e 11 são responsáveis. Além dessa participação, foram utilizadas viaturas dos batalhões subordinados, unidades de Policiamento de Choque (ROTA, Rocam, Cavalaria e Canil), os batalhões de Policiamento de Trânsito e de Ações Especiais de Polícia (4º BAEP), helicóptero do Comando de Aviação da PM, Academia de Polícia Militar do Barro Branco e Escola Superior de Sargentos da PM (ESSgt).

Policiais civis

O efetivo militar também contou com a expertise de policiais civis que estiveram presentes durante a apresentação da tropa em frente ao Parque Municipal CERET. As ações da Polícia Civil durante a Operação Impacto Força Paulistana estiveram sob a coordenação do Delegado titular da 5ª Delegacia Seccional de Polícia, doutor Adalberto Henrique Barbosa.

 

Infográfico – Fonte: PM

 

Resultados

A efetividade de operações policiais como esta visam resultados concretos e o que se percebe no infográfico divulgado pela PM é o alto índice de apreensões de drogas, que ocupou o primeiro lugar na lista. Lembrando que há pouco tempo desembarcou em São Paulo uma das mais destrutivas, chamada de K9 ou droga do efeito zumbi, em que os usuários ficam se contorcendo parecendo personagens de filmes de terror.


Destaque – Foto: Polícia Militar SP / Divulgação