De acordo com o relatório de setembro da Conversion – divulgado no final do mês de outubro –, o iFood ultrapassou a Aliexpress e assumiu a 8º posição no Top 10 dos maiores e-commerces do Brasil. Mas as informações não param por aí.
Setembro trouxe diversas novidades dentro do Top 30 dos maiores e-commerces brasileiros. Foram muitas movimentações interessantes e ascensão de novos players ao Top 20 e 30. O responsável pela maior movimentação de setembro foi o iFood, grande nome do setor de alimentos no Brasil, ultrapassando a gigante chinesa AliExpress e assumindo a oitava posição no ranking. Esse foi o quarto mês seguido de crescimento da empresa brasileira, líder em delivery na América Latina. Em contrapartida, o AliExpress recuou 16,9% em relação ao mês anterior.
Turismo
O grande destaque do setor foi o Airbnb, que subiu 21,3% e passou a ocupar a 3º posição no Top 10 do turismo. Esse é o sexto mês de crescimento contínuo da empresa americana. Booking.com e Azul fecham o top 3.
O Airbnb também entrou no Top 20 dos maiores e-commerces do Brasil, assumindo a 17º posição. Apple e Latam também subiram para a lista dos vinte maiores, na 20º e 16º posições, respectivamente.
75% dos brasileiros acessam e-commerces com seus celulares
No mês de setembro, 75% dos acessos a e-commerces foram feitos a partir de celulares, com 53,3% sendo via mobile e 22,1% via aplicativos. Os setores com mais acessos mobile foram o Infantil e o de Presentes e Flores, com 83,5% e 76,1% respectivamente.
Já nos acessos via aplicativo, os setores de Comidas & Bebidas e Importados lideram, com 41,2% e 39,9% dos acessos vindos de apps.
Top 10 do e-commerce brasileiro
Liderados por Mercado Livre e Shoppe, os 10 maiores e-commerces do Brasil controlam mais da metade do tráfego no setor. Nos últimos 12 meses, sites e apps de e-commerce somaram 31,4 bilhões de acessos no Brasil. E mais da metade (51,2%) desses acessos foram direcionados a 10 empresas.
Metade desses acessos vieram através de buscas diretas, quando o usuário digita o nome da marca no buscador. Mas 26,3% desses acessos vieram via buscas orgânicas, quando o usuário procura por uma palavra-chave específica.
E esse é um dos canais mais importantes para os e-commerces, já que revelam a intenção de busca do consumidor e direcionam a demanda para as lojas virtuais.
15,3 bilhões de acessos dos e-commerces são disputados por empresas fora do top 10, então aproveite a chance de conquistar essa audiência.
Fonte: Conversion
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Domingo | 10 de novembro, 2024