Domingo | 19 de fevereiro, 2023
O texto original foi escrito por Artur José da Costa (in memoriam) e adaptado para a então revista Alô Tatuapé. Nesta oportunidade reproduzimos parte da matéria publicada há 14 anos.
“Durante alguns anos ele nos revelou lembranças incríveis sobre o passado do Tatuapé. Chegavam na maioria das vezes juntos, os senhores Artur José da Costa e Francisco Ziccardi Neto. O conhecimento verbal e fotográfico que nos legaram serve às gerações futuras, pois o bairro se transforma com incrível velocidade.” Declarou o jornalista Gerson Soares à nossa equipe, sobre as longas tardes de entrevistas com seus interlocutores.
Velhos Carnavais
“Amigos, mais um Carnaval se passou. Quem viveu nos Altos do Tatuapé entre os anos de 1940 e 1970, participando das festas carnavalescas promovidas pelo Grêmio Mocidade Bandeirante, tenho certeza que ao ler este texto vai se emocionar de saudades (…).
Os domingos de Carnaval eram marcados por um grande cordão carnavalesco que percorria as ruas do bairro até a Praça Sílvio Romero. Sempre com muita alegria entre os inúmeros participantes durante o percurso (…).”
Homens x Mulheres
Todos os anos no campo do Grêmio Mocidade Bandeirante, que ficava na Rua Apucarana, acontecia o grande duelo nos jogos entre Homens x Mulheres. O time das “mulheres” era formado por jogadores que se fantasiavam com roupas femininas. O evento levava centenas de torcedores aos Altos do Tatuapé para assistir e se divertir.
Informações e foto:
Da obra “Memórias do Tatuapé – A história contada por quem viveu”, de Gerson Soares. Revista Alô Tatuapé, nº 140. São Paulo: abr. 2009, p. 8. Depoimentos e texto: Artur José da Costa (Foto doada ao acervo particular do autor, para uso cultural e educativo).