Sábado, 5 de julho de 2014 às 11h47

 

Edição: Alô São Paulo

Museu Louwman – Ontem(4) conhecemos uma das raríssimas peças da Coleção Louwman, que fica na cidade de Haia, na Holanda. Compilado por duas gerações da família Louwman, o museu guarda a mais antiga coleção de automóveis, composta por mais de 250 modelos, dos clássicos aos antigos. Hoje, iremos conhecer a história de mais uma delas.

 

Van de entrega da marca Chase, produzida em madeira. Foto: Divulgação/Museu Louwman

 

CHASE HIGHWHEELER DELIVERY VAN
Chase – Van de entregas com rodas altas

Não há muitas vans ou caminhões de entrega deste tipo originais em boas condições e autênticas, nesta faixa de fabricação tão antiga. Afinal, esses veículos, eram – como no texto em inglês – verdadeiros burros de carga que levavam uma vida muito dura.

Esta Chase (na tradução: chase = caça, perseguição) foi descoberta em um celeiro abandonado em Indiana, EUA, encerrado entre tratores e outros equipamentos agrícolas. É um exemplo de uma marca, cujo fabricante, só existiu por alguns anos, entre 1.907 e 1.912.

A van da marca Chase – especializada em veículos comerciais –, foi criada em Syracuse no estado de Nova York, baseada no sistema ‘highweeler’ (ou rodas altas) na linguagem popular americana. Estes carros com suas rodas altas foram especialmente concebidos para trafegar nas estradas difíceis da pradaria, nos Estados Unidos. Este modelo Chase de 1908, equipado com motor de 2,6 litros, refrigerado a ar e dois cilindros, é um exemplo típico desse tempo.

Conheça outra raridade