Veja um exemplo de como os pescadores de bacalhau ou skrei se acomodavam nas cabanas conhecidas como “rorbu”. Apesar das dificuldades, eles sabiam que ali fariam dinheiro e o lucro os atraía aos milhares.
O Museu Lofoten está situado em um local idílico à beira da água, onde existiu Vågan – na Era Medieval. A impressionante mansão foi concluída em 1815, quando Caspar Lorch era o dono da vila de pescadores. Aqui ele comercializava e exportava peixes, além de alugar cabines para os pescadores que vinham para se juntar à temporada de inverno.
“As casas vermelhas datam de cerca de 1850, mas a casa da fazenda tem mais de 200 anos – de cerca de 1815-16. É uma das casas mais antigas das Ilhas Lofoten”, diz a educadora e curadora do museu em história medieval, Lena Karlstrøm.
Se você visitar o Museu Lofoten em Storvågan em Kabelvåg, poderá passear por uma das fazendas mais bem preservadas de Lofoten, que pertenceu ao dono da estação de pesca. “Era o dono da estação de pesca que possuía a terra na vila de pescadores e alugava as cabanas para os pescadores”, explica Lena.
A terra também é histórica. O local onde o Museu de Lofoten se encontra hoje é o mesmo da cidade medieval de Vågan – a primeira do norte da Noruega que pode ser rastreada até os anos 1100. Foi daqui que o peixe seco (stockfish) começou sua longa viagem em direção ao mercado europeu, e acredita-se que Vågan tenha sido por muito tempo o local de comércio mais importante de toda a Noruega.

Museu Lofoten em Kabelvåg. No museu, você pode entrar na cabana de pescador mais antiga de Lofoten, Skrovabua, datada de 1797 (foto). Aqui, as camas são tão curtas que é impossível se esticar. Foto/Photo: © Thomas Rasmus Skaug – VisitNorway.com
Alojamentos tradicionais
No Museu de Lofoten, é possível aprender sobre a história da pesca em Lofoten e ver como as cabines foram mobiliadas para seu propósito original.
Os pescadores chegavam em barcos abertos, e milhares de homens dependiam do aluguel de um lugar em terra onde pudessem dormir e se esconder durante as noites frias de inverno. Era comum que até doze homens compartilhassem uma cabine de pescador mobiliada com apenas quatro beliches.

Aspecto interno de uma cabana de pescadores que, em norueguês, é chamada de rorbu-hyttene Foto/Photo: © Museum Nord/Kjell-Ove Storvik
No museu, você pode entrar na cabana de pescador mais antiga de Lofoten, Skrovabua, datada de 1797. Aqui, as camas são tão curtas que é impossível se esticar, mas ainda assim havia frequentemente dois homens em cada cama. “Era normal dormir sentado”, diz a educadora do museu Lena Karlstrøm com um sorriso.
Destaque – Museu Lofoten em Kabelvåg. No museu, você pode entrar na cabana de pescador mais antiga de Lofoten, Skrovabua, datada de 1797 (foto). Aqui, as camas são tão curtas que é impossível se esticar. Foto/Photo: © Thomas Rasmus Skaug – VisitNorway.com