Domingo | 26 de março, 2023

Mais uma viagem ao Mar do Caribe, onde nos aguardam emocionantes mergulhos, culinária típica e belezas naturais. São quatro ilhas principais e uma coleção de ilhotas, admiradas e qualificadas dentre as mais belas do mundo.


As águas profundas e azuis do Caribe guardam segredos e mistérios que fascinam os viajantes desde a época das Grandes Navegações e a descoberta do Novo Mundo. Datam de 1.500 a.C., os registros arqueológicos com evidências de habitação humana nas Ilhas Virgens Britânicas (BVI – British Virgin Islands). Esse nome é atribuído a Cristovão Colombo, explorador genovês que sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha as visitou pela vez, referindo-se às ilhas como “Santa Úrsula y las Once Mil Virgenes”. Na atualidade, as BVI compõem um território britânico ultramarino que abriga mais de 30.000 pessoas de todo o mundo que ali se estabeleceram.

 

Foto: British Virgin Island / Tourism Authority

 

Santuários preservados

A maioria das ilhas do arquipélago são desabitadas e protegidas por Parques Nacionais. Através da preservação desses santuários atemporais, o esplendor natural das Ilhas Virgens Britânicas pode continuar a receber visitantes de todo o mundo a um paraíso intocado e preservar a riqueza do charme verdejante do arquipélago por muitas gerações. Esses motivos predispõem os turistas a uma viagem inesquecível. Conforme a instituição de turismo governamental local, “há sempre algo novo para ver, fazer, ouvir, saborear, experimentar ou descobrir, independentemente da época do ano”. Àqueles que pretendem viajar, eles aconselham “voltar com frequência”, mas sempre é bom planejar para aproveitar ao máximo a dolce vita nas BVI.

 

Foto: British Virgin Island / Tourism Authority

 

Pontos de ancoragem

As quatro principais ilhas são: Tortola, Anegada, Virgem e Jost Van Dike. “Quando você fecha os olhos e imagina o paraíso, o que você vê? Águas cor de safira batendo contra praias de areia branca? Extensões exuberantes de vegetação tropical verdejante que se estendem até o horizonte? Sol quente sem fim dando lugar a pores do sol de vitrais que pintam o céu noturno com tons brilhantes? Estas imagens não são apenas um sonho aqui. Elas são o nosso estilo de vida nas Ilhas Virgens Britânicas – um arquipélago intocado de mais de 50 ilhas distintas, compreendendo um berço da cultura caribenha que é único em todo o mundo. Ancore aqui e experimente a magia.” A inspirada mensagem do turismo oficial traduz com palavras o que as imagens tentam mostrar.

 

Foto: British Virgin Island / Tourism Authority

 

Mergulhos, navegação, compras e culinária

O convidativo azul do mar caribenho incentiva as experiências de navegação pelas ilhas. Há mais de uma dezena de empresas que fazem tours programados, a maioria saindo de Tortola. É quase impossível visitar as BVI e perder o incrível paraíso que está abaixo da superfície do mar. Aos viajantes é possível alugar desde embarcações até equipamentos de mergulho e snorkeling. Há instrutores profissionais que garantem a segurança nas explorações de naufrágios e recifes. As possibilidades de mergulho e as empresas podem ser encontradas nas principais ilhas do arquipélago. Compras e os restaurantes coroam um dia repleto da magia caribenha. Há opções diversificadas e sofisticadas nos restaurantes, hotéis, e drinks à beira mar. A noite se enche do murmurar das ondas e a dolce vita completa-se com as boas companhias.


Fotos: British Virgin Island / Tourism Authority