A Indonésia é um dos lugares mais lindos deste lindo planeta azul. Privilegiada pela natureza, destacamos Raja Ampat, um pequeno arquipélago localizado na Papua Ocidental. Seu nome significa “Os Quatro Reis”.
Longe das questões que envolvem a mudança da capital Jacarta, localizada na Ilha de Java, para Nusantara que fica na Ilha de Bornéu; distante dos arranha-céus que bloqueiam a vista, das densas e agitadas selvas de concreto, do trânsito congestionado, dos painéis elétricos tremeluzentes, dos intermináveis ruídos irritantes e de todos os incômodos das cidades modernas, você encontrará um paraíso imaculado, onde a Mãe Natureza, pessoas calorosas e amigáveis recebem os visitantes com todas as maravilhas excepcionais de Raja Ampat, a regente das ilhas na província de Papua Ocidental. Com todas as maravilhas espetaculares, acima e além de suas águas, bem como em terra e em meio às densas selvas, este é realmente o lugar onde palavras como belo, encantador, magnífico e fascinante podem obter seu verdadeiro significado físico.
O Imperador dos Quatro
Situado na ponta noroeste da Península Bird’s Head em Papua, a ilha mais oriental do arquipélago indonésio, Raja Ampat que significa literalmente ‘Os Quatro Reis’ é um arquipélago que compreende mais de 1.500 pequenas ilhas, ilhotas e baixios que cercam as quatro ilhas principais de Waigeo, Batanta, Salawati e Misool. Acredita-se que o próprio nome Raja Ampat derive de uma lenda onde uma mulher encontrou sete ovos, quatro deles eclodiram e se tornaram reis das quatro ilhas principais, enquanto os outros três se tornaram uma mulher, um fantasma e uma pedra.
Corais fantásticos
Para os entusiastas do mundo subaquático, Raja Ampat definitivamente oferece algumas das melhores experiências do mundo. O território dentro das ilhas dos Quatro Reis é enorme, abrangendo 9,8 milhões de acres de terra e mar, lar de 540 tipos de corais, mais de 1.000 tipos de peixes de coral e 700 tipos de moluscos. Isso a torna a biblioteca viva mais diversificada para os recifes de corais e biota subaquática do mundo. De acordo com um relatório desenvolvido pela The Nature Conservancy e Conservation International, cerca de 75% das espécies do mundo vivem ali. A grande quantidade e diversidade de vida marinha de Raja Ampat e seus enormes sistemas de recifes de corais imaculados são um sonho de mergulho tornado realidade – e um local fantástico também para praticantes de snorkel.
Paisagens deslumbrantes
Embora seus esplendores subaquáticos sejam excepcionais, a paisagem acima da superfície é igualmente deslumbrante. Como se tivessem sido cuidadosamente projetadas e colocadas com toda a estética, as ilhotas rochosas em meio à água azul cristalina e ao céu azul brilhante em Piaynemo oferecem alguns dos cenários mais espetaculares da Terra. Olhando do topo da colina, quase parece que a Mãe Natureza pintou suas melhores obras de arte e nos oferece um vislumbre do paraíso. Mais adiante, na Ilha Wayag, você também encontrará uma incrível formação de ilhotas rochosas em escala ainda maior.
Hospitalidade
Em meio às muitas selvas densas das ilhas, ainda é possível encontrar várias espécies de aves, incluindo o espetacular Cendrawasih ou a ave do paraíso. Além de suas inúmeras atrações naturais, Raja Ampat também oferece a hospitalidade distinta dos papuas. Na Aldeia Turística de Arborek, os visitantes podem ficar em diversas casas de famílias e conviver com os habitantes locais enquanto observam sua vida cotidiana e tradições únicas. Quando um grupo de turistas chega, eles costumam realizar uma tradicional dança de boas-vindas no cais e entreter os ‘convidados’ com várias canções folclóricas da Papua. Então, se você é um mergulhador ávido, um mergulhador ocasional ou apenas alguém que aprecia a beleza em todos os sentidos, Raja Ampat lhe dá as boas-vindas ao Paraíso na Terra e a Dolce Vita.
Gentileza de Ministry of Tourism, Republic of Indonesia
Destaque – Raja Ampat. Imagem: Velvetfish / Getty Images
Publicação:
Quinta-feira | 15 de fevereiro, 2024